Sabe-se que o SUS, Sistema Único de Saúde, comporta (Vírgula) hoje, mais de 200 milhões de brasileiros e que em sua maioria possuem péssimas condições financeiras. Tendo em mente a importância de seu funcionamento, tal sistema degrada-se aos casos de negligências (Vírgula) além da grande burocratização. (Apresenta a tese, no entanto é preciso contextualizar o tema com mais clareza)
(Boa estratégia coesiva) A priori, a demanda pelos serviços são muito altas, mesmo levando em consideração o elevado número populacional do país. Recursos destinados à saúde são desviados, as pessoas são lesadas, produtos como vacinas e remédios faltam nos hospitais e postos (Discussões superficiais. Apresente fatos e dados). Consequentemente, o número de pessoas doentes acaba que aumentando cada vez mais, dessa forma sobrecarregando o sistema. (Abordagem superficial do tema proposto)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, também existem problemas internos como a grande burocracia para serviços essenciais (Boa. Retoma a tese). Exames, consultas, entre outros, em média (Vírgula) demoram muito para serem realizados, o descaso se agrava constantemente (Melhore a apresentação das discussões). Muitas pessoas acabam morrendo na fila de espera por atendimento. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Conclui-se que, diante dos fatos apresentados, a problemática se origina de más gestões, atreladas a casos de corrupção, em troca de cargos, pessoas despreparadas acabam assumindo o controle e colocando tudo a perder (Reelabore essa ideia). Cabe aos cidadãos terem mais cautela em relação a escolha de seus governantes, e os seus governantes mais respeito e atender as necessidades do povo, dessa maneira proporcionar mais saúde e assim um país melhor para todos! (Esboço de proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser exploradas, evitando uma argumentação limitada. Continue exercitando a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |