SUS: desafios e importância da saúde pública no Brasil

Tema: SUS: desafios e importância da saúde pública no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 10/06/2020
Nota tradicional: 850
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A série brasileira “Sob Pressão” retrata as condições deploráveis existentes na unidade de saúde pública da Comunidade da Maré e denuncia o tratamento negligente dos órgãos responsáveis. Fora da ficção, é recorrente a mesma problemática, os desafios que cercam o Sistema Único de Saúde (Melhore a construção de sentido). Desse modo, a situação torna-se preocupante devido à persistência de escassos investimentos nesse setor e à insuficiente quantidade de profissionais de saúde. (Boa. Apresenta a tese)

(Boa estratégia coesiva) A princípio, nota-se que os investimentos brasileiros direcionados ao setor de saúde pública não são compatíveis (Boa. Retoma a tese) com as necessidades do país. Embora, (Sem vírgula) a Carta Magna assegure que é dever do Estado manter essa esfera em condições adequadas para os cidadãos. Todavia, o Governo não tem exercido essa obrigação, uma vez que é nítida a carência de equipamentos hospitalares e a disponibilidade de leitos de UTI (Desenvolva a sigla). Por conseguinte, acarretando infraestrutura defasada e na superlotação dessas unidades. (Discussões pertinentes, mas pouco exploradas)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, é notório que ocorre déficit na quantidade de profissionais pelas unidades de saúde pública (Boa. Retoma a tese). De acordo o estudo da UFPEL (Desenvolva a sigla), Manaus é uma das cidades que enfrentam a situação mais crítica por causa dessa problemática (Melhore a construção dessa ideia). Por conta disso, a capital amazonense precisou importar quase 400 médicos e enfermeiros de outros estados (Argumentação expositiva). Essa adversidade é consequência da ausência de treinamento de médicos residentes (Vírgula) ou recém-formados (Vírgula) e da capacitação de profissionais de outras especialidades para trabalhar em UTIs. Portanto, sem essa especialização os hospitais mantêm-se com baixo número de trabalhadores para atender a grande demanda de pacientes. (Delimite e explore mais as discussões)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, (Sugiro que evite esse tipo de construção, pois é redundante) que é preciso medidas para combater esses entraves. Sendo assim, cabe ao Governo (Boa. Apresenta o agente) -responsável por manter o bem-estar dos indivíduos- (Boa. Detalha o agente) executar sua obrigação prevista no artigo 196 ​​​​​​​(Vírgula) da Constituição Federal, por meio da distribuição de verbas governamentais destinadas para os hospitais da rede pública, a fim de tornar o Sistema Único de Saúde ainda mais eficaz. Por outro lado, o Ministério da Saúde deverá criar campanhas que influenciem os trabalhadores da saúde a buscarem especialização nas diversas áreas desse ramo. Assim, será possível suprimir os desafios enfrentados no SUS.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 850 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos