SUS- Dependência do cidadão e desumanização do direito civil

Tema: SUS: desafios e importância da saúde pública no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 10/06/2020
Nota tradicional: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A saúde pública é um objetivo nacional indispensável para uma vida digna, por isso o Sistema Único de Saúde (SUS) \ assegura o acesso universal a esse bem aos cidadãos. Contudo, o Brasil enfrenta dificuldades de implantação e gestão humanizada do sistema. Atualmente, as demandas pelos serviços do SUS cresce disparadamente, (Sem vírgula) devido a pandemia do coronavírus no país. Nesse contexto, a preocupação com a qualidade e eficácia do programa no enfrentamento da Covid-19 e outras doenças é alvo de discussões nos setores sociopolíticos. Dessarte, é necessário entendermos a importância do SUS para a população e as dificuldades na gestão e promoção democrática de seus serviços. (Contextualiza o tema, entretanto não apresenta a tese)

(Boa estratégia coesiva) De antemão, a partir da Constituição Federal (Vírgula) de 1988, o acesso à saúde, antes um privilégio individual (Vírgula) passa a ser direito coletivo e inclusivo. Durante mais de três décadas, (Sem vírgula) o Sistema Único de Saúde oferece serviços de recuperação e (Vírgula) também, atendimentos primários proteção prevenção de doenças (Melhore a construção de sentido). Dessa forma, muitas famílias em condições de vulnerabilidade econômica , (Sem vírgula) recebem tratamentos e medicamentos pelo programa, isso faz com que este seja um influenciador primordial do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil. Ademais, o SUS está na linha de frente no atendimento e tratamento de infectados pelo atual coronavírus, idem, seu trabalho é crucial para proteção e manutenção do bem-estar social, base da cidadania. (Discussões pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas)

(Boa estratégia coesiva) Em contrapartida, convivemos com uma realidade desigual e excludente no acesso aos serviços do sistema público de saúde brasileiro. Nesse sentido,áreas periféricas e regiões pouco desenvolvidas são as que mais vivenciam a ausência de gestão e atendimento humanizado de saúde, dentre outros exemplos, encontra-se a falta de médicos, medicamentos e equipamentos para uso de profissionais e pacientes. Não obstante, com a Covid-19 , as demandas pelo serviço público são maiores e (Vírgula) apesar de investimentos, as ofertas do programa continuam precárias, faltam respiradores e leitos em muitos hospitais. Tudo isso, (Sem vírgula) denota que apesar do conceito de funcionamento do SUS ser universal, seu exercício apresenta entraves que contrariam o objetivo de promoção da cidadania - valorização do cidadão- no sistema.

(Boa estratégia coesiva) Por via dos fatos, conclui-se (Sugiro que evite esse tipo de construção, pois fica redundante) que deve-se investir não só na economia (Vírgula) mas, também (Vírgula) no funcionamento ético do programa de saúde pública brasileiro .Nesse propósito, urge que o Ministério da Saúde promova por meio de políticas públicas, econômicas e sociais a ampliação do SUS no que se refere ao suprimento das demandas nas diferentes regiões do país (Vírgula) e na atual pandemia, através da distribuição de equipamentos, novos leitos e profissionais da saúde que realizem o atendimento humanizado aos usuários. Idem, o acesso à saúde pública no Brasil será universal, democrático e igualitário. 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos