SUS: “DIRETO DE TODOS, DEVER DO ESTADO”

Tema: SUS: desafios e importância da saúde pública no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 10/06/2020
Nota tradicional: 500
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Basta acessar os canais de comunicação (Vírgula) como os telejornais, que diariamente temos pautas a respeito do nosso Sistema Único de Saúde. Pessoas desesperadas por atendimento, pacientes em corredor, profissionais reivindicando por seus salários e condições de trabalho.São cenas que estamos “acostumados” a ver. (Evite ideia de primeira pessoa. Reestruture as discussões inciais e apresente a tese)

(Mlehore a estratégia coesiva) Sabe-se que, (Sem vírgula) este sistema foi criado com intuito de atender a população brasileira, ou seja, tanto as pessoas menos favorecidas quanto aquelas que podem optar por procurar clínicas particulares (Melhore a apresentação dessa ideia. Explore mais essa discussão). Porém, a realidade do Brasil é muito diferente do que o que foi idealizado nos países mais desenvolvidos (Cite alguns exemplos), onde esse sistema realmente funciona. (Abordagem superficial. Explore mais os argumentos)

(Melhore a estratégia coesiva) A capacidade reduzida nas unidades de atendimento, a falta de profissionais qualificados e a alta demanda da população, (Sem vírgula) fazem com que esse sistema não suporte tamanha procura e entre em colapso. No caso de uma pandemia, o maior medo do Estado, (Sem vírgula) era justamente o colapso do SUS (Melhore a apresentação dessa ideia). É de conhecimento de todos, (Sem vírgula) que (Vírgula. Melhorar a coesão textual) devido a falta de investimento do governo, muitas unidades de atendimento são construídas e abandonas, ficando em estado crítico e total descaso. (Abordagem superficial do tema proposto)

(Melhore a estratégia coesiva) O governo deveria rever sua posição em relação ao Sus, e entender que como está na Constituição (Reestruture essa ideia), é um direto de todos e ser mais ativo na fiscalização do investimento dessas unidades de atendimento, valorizar o profissional da saúde pública e principalmente garantir que os mais necessitados terão direto a um serviço público de saúde de qualidade. (Não apresenta a proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 500 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos