A saúde pública equaciona necessidade primordial ao país, pois delimita direito essencial à vida e promove cidadania. Esse direcionamento, portanto, coloca o Sistema Único de Saude – SUS como vetor fundamental à população e ajuda no cumprimento normativo de assistência cívica. No entanto, o aspecto geográfico do Brasil é extenso e administrar de forma qualitativa todas as regiões aos quais o SUS atende ainda precisa de melhorias, seja na desburocratização, seja na contínua melhoria e manutenção dos direitos sociais. (Boa. Formula a tese)
(Boa estratégia coesiva) Nesse contexto, infere-se a questão burocrática e organizacional do Sistema Único de Saúde – SUS, cuja negativa é a demora no atendimento e, às vezes, falta de médicos. Tal discussão atrasa resultados de exames e diagnósticos precisos (Melhore a apresentação dessa ideia). No entanto, apesar desses percalços, é notório observar a necessidade do SUS na vida do brasileiro, porque ajuda dimensionar estatisticamente as problemáticas fisiológicas mais frequentes à população (Melhore o encadeamento textual) e quais ações médicas são mais prioritárias para atender, (Sem vírgula) gravidez precoce, câncer de útero e próstata, por exemplo. Então, embora críticas perpetuam-se pela falta de políticas administrativas eficazes, não se pode deixar de enfatizar a importunância do sistema, este colabora aos mais vulneráveis economicamente, aos desempregados e toda demanda humana necessitada.
(Boa estratégia coesiva) Também, os desafios tornam-se maiores quando há uma construção popular na qual o sistema de saúde é tido como ruim ou desorganizado, cuja análise é injusta para uma proposta inclusiva e quantitativa, a qual permite acesso a qualquer brasileiro sem recursos financeiros. Sendo assim, segundo o pesquisador e médico brasileiro Jairnilson Silva Paim: “SUS é mais do que uma política de saúde pública”, e é por intermédio dessa prerrogativa pela qual o país desenvolve coletividade, proporciona estudo sobre patógenos endêmicos no Brasil e análises de riscos a respeito das doenças: HIV, ´sífilis, surto de sarampo e toda sorte de moléstias. (Explore mais as ideias apresentadas. Discussões pertinentes)
(Boa estratégia coesiva) Com base nessas considerações, o papel do Sistema Único de Saúde traz coletividade e colabora para diminuir problemáticas sociais. Mas soluções precisam operacionalizar perspectivas melhores. Cabe ao Ministério da Saúde (Boa. Apresenta o agente) atenta-se mais para regiões interioranas e focar em tecnologias para agilizar o sistema. Para tanto, é imprescindível criar um sistema mais informatizado e entregar um domínio maior às regiões do Brasil, isto é, permitir aos estados administrar o Sistema dentro de uma administração mais local e, assim, entregar atenção maior aos interiores do país. Isso deve construir uma nação justa e democraticamente correta.
Dados correção tradicional
Algumas discussões apresentadas precisam ser desenvolvidas com mais clareza. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 850 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |