Ineficiência do sistema de saúde pública

Tema: SUS: desafios e importância da saúde pública no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 10/06/2020
Nota tradicional: 750
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

De acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulgada em 1948, todo cidadão tem direito à saúde e ao bem-estar social. No entanto, o que se observa na hodiernidade brasileira é o oposto do garantido pela ONU (Desenvolva a sigla), uma vez que a ineficiência do sistema de saúde pública e a má distribuição de médicos apresentam barreiras para a solidificação do clímax social. (Boa. Apresenta a tese)

(Boa estratégia coesiva) A priori, é importante ressaltar que, (Sem vírgula) durante a ditadura militar foi criado o Instituto Nacional da Previdência Social (INPS), que prestava atendimentos somente aos empregados com carteira assinada, negligenciando trabalhadores informais e desempregados (Reestruture essa discussão). Com o fim do regime, a Constituição Federal de 1988 garantia saúde a todos ao iniciar o Sistema Único de Saúde (SUS) (Melhore a apresentação da discussão). Conquanto, embora o sistema possua muitos aspectos positivos, o subfinanciamento acarreta em problemáticas como a falta de recursos e remédios, além do aumento de filas de espera. (As ideias apresentadas precisam ser mais exploradas)

(Boa estratégia coesiva) Em complementaridade, segundo o Conselho Federal de Medicina, há cerca de 470 habitantes por médico. No entanto, os profissionais de saúde não estão distribuídos uniformemente pelo país, visto que as metrópoles nacionais concentram 60% dos profissionais (Desenvolva essa discussão com mais clareza). Com o objetivo de interiorizar os médicos, o governo Dilma lançou o programa “Mais Médicos”, contudo, o atual governo o encerrou, agravando o problema. (Argumentação expositiva)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, que é imprescindível a mitigação dos desafios para a solidificação do clímax social. Nesse sentido, urge que o Ministério da Saúde (Boa. Apresenta o agente) crie políticas que incentivem a interiorização de médicos recém-formados, por meio de incentivos fiscais, a fim de democratizar o acesso à saúde. Além do mais, faz-se necessário que o órgão amplie o financiamento ao SUS, por intermédio de verbas governamentais, com a finalidade de reduzir a falta de recursos e as filas de espera. Desse modo, atenuar-se-ão, a médio e longo prazo, os impactos negativos da ineficiência do sistema de saúde pública e a coletividade aproximar-se-ia dos paradigmas propostos pela ONU. (Pelo menos um elemento da proposta de intervenção precisa ser detalhado)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 750 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos