No filme brasileiro "Nise - o coração da loucura", (Sem vírgula) é retratada uma realidade horrípila em que Nise, psiquiatra alagoana que inovou o tratamento oferecido para as pessoas com problemas mentais e, em especial, para aquelas com esquizofrenia, se destaca perante sua equipe de profissionais pelo seu amor ao próximo. Fora da ficção é fato que a realidade apresentada por Nise não é muito comum de ser vista e vivenciada pela sociedade contemporânea do século XXI. (Não apresenta o tema)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, é importante destacar que pelo fato de que um indivíduo tem um sistema de saúde gratuito "a sua espera", o mesmo (Use quando houver ideia de igualdade) muita das vezes não valoriza sua saúde (Reveja o recorte temático). De acordo com o filósofo chinês Confúncio, "O homem joga sua saúde fora para conseguir dinheiro, depois usa o dinheiro para reconquistá-lá", ele expõe a ideia de que os indivíduos não priorizam sua saúde e depois consequentemente a danificam. (Informações mal relacionadas. Reestruture a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, percebe-se que o governo tenta de todas as formas proporcionar saúde pública de forma integral para cada cidadão. (Não compreende a estrutura do texto)
(Boa estratégia coesiva) A partir do exposto, as autoridades responsáveis pela saúde pública do Brasil deveriam (Reveja o tempo verbal) criar campanhas sociais por meio das mídias, que incentivem a população a preservar sua própria saúde. Por outro lado, profissionais responsáveis pela saúde deveriam aflorar ainda mais seu lado humanitário, para que no Brasil cada um desses profissionais se tornem a próxima Nise. (Reveja o recorte temático. Apresente a proposta relacionada ao tema)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser delimitadas e articuladas de acordo com o tema e a estrutura do texto (tese, argumentos e proposta de intervenção). Observe e leia com clareza o que o tema propõe. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |