A saúde pública no Brasil

Tema: SUS: desafios e importância da saúde pública no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 03/06/2020
Nota tradicional: 600
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O SUS (Sistema Único de Saúde) foi criado em 1988, e tem grande importância na saúde da população brasileira, pois são muitos os brasileiros que dependem dele. O SUS disponibiliza desde atendimentos habituais (Especifique-os) até atendimentos mais complexos, porém o SUS também enfrente vários desafios desde sua criação. (Não apresenta a tese)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) O SUS é responsável por atender a maioria da população brasileira, disponibilizando consultas, vacinas medicamentos, exames, entre outros, tudo gratuitamente. Ele também auxilia em tratamento de doenças mais graves como o câncer. Sem esse sistema de saúde pública (Vírgula) considerado direito da população brasileira, muitas pessoas não iriam ter condições de pagar um plano de saúde particular. (Discussão superficial. Reestruture)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Desde sua (Cuidado com a ambiguidade) criação o SUS vem enfrentando vários desafios, pois ele ainda necessita de várias melhorias para acabar com as filas, para consultas com especialistas, entre vários outros problemas que ainda necessitam de solução. (Melhore a construção de sentido. Reformule as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Diante disso, é necessário que as autoridades competentes invistam mais na saúde pública, contratando mais médicos, construindo mais hospitais e comprar mais equipamentos para exames, pois o SUS ainda precisa de melhorias. (A proposta de intervenção precisa ser mais desenvolvida)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 600 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos