A conquista de um direito para todos

Tema: SUS: desafios e importância da saúde pública no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 02/06/2020
Nota tradicional: 420
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É fato que a saúde é uma das prioridades na vida das pessoas, embora já ter sido ignorada por muitos anos, hoje o Brasil enfrenta uma pandemia causado por um Vírus  vírus que ficou conhecido como Covid-19, ele surgiu na China (Vírgula) no final do ano de 2019 (Vírgula) e se espalhou rapidamente pelo mundo todo. A gravidade desta doença tornou-se um desafio de grande importância para um sistema que foi criado no Brasil considerado ainda recente por ter apenas 32 anos. (As discussões foram desenvolvidas de modo tangencial. Reformule e apresente a tese)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Lei 8.080 (Vírgula) no ano de 1988, aceito e reconhecida porque pessoas que acreditavam o quão importante era sabendo que iria atender os enfermos de modo igualitário e humanizado (Melhore a construção de sentido), lutaram bravamente, fizeram greves, médicos e enfermeiros cruzaram os braços até conseguir que fosse reconhecida como direito de todos e dever do estado. (Reelabore as discussões. Não compreende a estrutura do texto)

Por tanto Portanto o SUS passou a atender a todos sem distinção de cor raça, religião ou poder aquisitivo e ainda fornecer medicamentos para controle de diversos tipos de enfermidades como: Hipertensão, Diabetes, Transplantes (Melhore a apresentação da ideia), também conta com vacinação para prevenção e tratamentos diversificados, com isso muitas pessoas usam o SUS, mas poucos conhecem sua verdadeira história. (Argumentação expositiva)

(Boa estratégia coesiva) Com tudo Contudo, se sabe que o SUS é de grande competência e se empenha para superar mais este desafio, mesmo sabendo que não depende somente dele, mas a todo momento surgem campanhas em TVs, jornais, internet para orientar a importância da contribuição de cada um para a saúde de todos. (Apresente a tese)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 20 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
Nota final 420 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos