O direito à saúde é inerente a todo ser humano,sendo assegurado pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, e no caso do Brasil incluso na Constituição cidadã (Vírgula) de 1988. Apesar dos desafios e problemas do SUS (Sistema Único de Saúde) é inegável a sua importância para saúde pública no país. (Ideias fragmentadas) Visto que grande parte da população não teria acesso a saúde de outra forma. Entretanto o sistema apresenta uma deficiência de recursos devido a superlotação. (Não apresenta a tese)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) Embora seja um direito universal,muitos países não oferecem um sistema público de saúde (Cite-os), principalmente em lugares como o Brasil que possui uma grande demanda, considerando a quantidade de habitantes e a condição socioeconômica. Por isso muitas pessoas dependem inteira ou parcialmente do SUS. (Ideias fragmentadas) O que acarreta em uma saturação do sistema e lentidão do mesmo (Use quando houver ideia de igualdade),além disso a falta de recursos como (equipamentos,máquinas,remédios e até mesmo profissionais) (Melhore a coesão textual) para realização de procedimentos, (Sem vírgula) contribuem para a problemática. (Reelabore, delimite e articule as discussões)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) Considerando esses fatores e a dificuldade do SUS em atender a demanda de pacientes, uma solução efetiva seria a realização de estudos demográficos,por parte do Ministério da Saúde junto a Secretária especial de desenvolvimento social, (Boa. Apresenta o agente) visando uma distribuição estratégica de unidades de saúde com número de profissionais proporcionais a demanda regional , melhorando assim a efetividade e o tempo de espera do sistema, além disso incentivos fiscais a empresas que forneçam equipamentos e medicamentos ao SUS por parte do Governo federal e estadual, e por parte das prefeituras municipais.
Dados correção tradicional
As discussões são pertinentes ao tema, no entanto senti falta de um projeto de texto que pudesse garantir a progressão de ideias. Apresente a tese, os argumentos e a proposta de intervenção com mais clareza. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |