Sus: desafio e importância da saúde pública no Brasil

Tema: SUS: desafios e importância da saúde pública no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 02/06/2020
Nota tradicional: 700
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Muito se discute o desafio e a importância do Sus (Desenvolva a sigla) na sociedade brasileira. É notório que é o meio mais eficaz para acolher os cidadãos, é de suma importância a valorização dos postos, upas e hospitais públicos, pois com todas as dificuldade eles procuram atender a população (Apresente essa discussão com mais clareza. Melhore a construção de sentido). Dentre tantos fatores relevantes, (Sem vírgula) destacam-se: a má infraestrutura, falta de equipamentos, remédios, leitos e muitos outros elementos essenciais para saúde de todos. (Boa. Apresenta a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro análise, evidência as dificuldade no cenário contemporâneo (Problemas na construção de sentido), os hospitais de países sub-desenvolvidos subdesenvolvido tiveram colapsos nas redes públicas de saúde. O Brasil tem enfrentado esse problema (Especifique-o) que infelizmente tem matados muitos seres humanos, o Sus tem tento resistência para prosseguir (Problemas na construção de sentido), entretanto a falta de equipamentos e a colaboração dos poderes dificulta e acabam deixando (Evite o gerundismo) pacientes sem leitos ,e sem serem atendidos (Evite informações tendenciosas), pois muitos sofrem com a precariedade. (Abordagem superficial do tema)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, precisa-se que médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem possam ter os seus pagamentos corretamente (Reveja o recorte temático), pois nem todos os profissionais de saúde tenham  têm seu salário certo, diante dos fatos, note-se o esquecemos da valorização dessas pessoas de suma (Problemas na construção de sentido. Evite ideia de primeira pessoa) importância para a sociedade brasileira. Por isso, muitos precisam ter conhecimento da realidade, ajudando indiretamente e diretamente. (As discussões precisam ser delimitadas e desenvolvidas com clareza)

(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, portanto (Redundância) o Sus é entrada mais eficaz para a nação, vale lembrar que são postos, upas e hospitais que acolhem todos os pacientes. É essencial que os governos, federal, municipal e estadual (Boa. Apresenta o agente) tenham a colaboração de ajudar, tendo parceria com Ministério da Saúde para cuidar da vida de todos, (Sem vírgula) com projetos, investimentos em leitos, equipamentos, infraestrutura e muitoss outros. Dessa maneira, acaba amenizando esse problema tão alarmante. (A proposta de intervenção precisa ser desenvolvida com mais clareza)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 700 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos