O Sistema Único de Saúde (SUS) é, hoje, uma das políticas públicas mais abrangentes do Brasil, no que se diz respeito ao seu uso, pois garante atendimentos, seja do mais simples ao mais complexo, para toda população. Porém, diante do mau gerenciamento e do subfinanciamento do governo, o SUS apresenta diversos desafios para cumprir o que é apresentado teoricamente. (Boa. Contextualiza o tema e apresenta a tese)
Diante de crises econômicas, sejam elas mundiais ou nacionais, e da corrupção generalizada, o SUS sofre com um subfinanciamento por parte do governo, que destina uma pequena parte do dinheiro para a área. Isso dificulta, em todos os sentidos, o tipo de atendimento que é prestado à população. (Abordagem superficial. Articule as ideias apresentadas)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, o SUS é mal gerenciado (Seja mais específica). Logo, o pouco dinheiro que é investido acaba sendo mal utilizado e o sistema sofre mais ainda (Discussão superficial). Além disso, o mau gerenciamento, fora do contexto econômico, investe em casos já graves ao invés de investir na prevenção de muitas doenças, o que acaba sendo um gasto excessivo que poderia ser facilmente revertido. (As discussões precisam ser delimitadas e desenvolvidas com mais clareza)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é de extrema importância a intervenção de políticas públicas (Especifique-as) que garantam um bom investimento no hospitais públicos e em prevenções de doenças (como diabetes, pressão alta) no incentivo a prática de exercícios físicos (Reformule e desenvolva com clareza). Assim, além da melhora do serviço público de saúde, a população torna-se mais ativa. (A proposta de intervenção precisa estar mais relacionada ao tema proposto)
Dados correção tradicional
As discussões são pertinentes, mas precisam ser mais articuladas. Elabore um projeto de texto para melhorar a progressão de ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |