Indústria Cultural

Tema: O papel dos influenciadores digitais

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/05/2020
Nota tradicional: 650
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os filósofos Adorno e Horkheimer conceberam o conceito de "Indústria Cultural" tendo como objetivo uma nova visão de fazer arte e cultura empregando (Evite o gerundismo. Melhore a construção de sentido) recentes métodos de sistema capitalista. Nesse pensamento estão inseridos os influenciadores digitais com milhares de seguidores. À vista disso é de suma importância analisar o impacto que os influenciadores concedem à sociedade brasileira gradativamente conectada as redes sociais. (Melhore a progressão de ideias. Formule a tese)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Considerando (Evite o gerundismo) o ímpeto (Reveja a seleção lexical) dos influenciadores digitais, as empresas conceituadas oferecem seus produtos para eles, assim, realizarem a divulgação, pois se aproximam dos seguidores de uma forma natural que provoca prazer em acompanhar as tendências da moda e estilo de vida (Evite uma argumentação expositiva). Isso se concretiza pelas inúmeras publicidades que esses famosos exercem, toda via todavia, (Sem vírgula) a sociedade deve se conscientizar para não ser alvo fácil dessa técnica de marketing, que frequentemente estimula o consumo desnecessário. (Evite uma argumentação expositiva)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Com tudo Contudo, é apropriado citar fatos de condutas preconceituosas de" YouTubers" que contribuem para a construção do caráter de quem os assiste (Problemas na construção de sentido). Exemplo disso é o "YouTuber" Cauê Moura fazendo (Evite o gerundismo) piadas absurdas, como: "Se o meu desprezo por fã clube na internet pudesse ser revertido em aids, eu seria a África". Comportamentos como esse são inadmissíveis, visto que, (Evite o gerundismo) enrijecem a banalidade, afirmando (Evite o gerundismo) a ideia de Adorno, que a cultura de massa não somente nos torna menos inteligentes, mas também ignorantes. (Argumentação expositiva)

Por tanto Portanto, os influenciadores têm a capacidade de induzir e conduzir o comportamento de seus seguidores, por essa razão cabe ao CDC (Boa. Apresenta o agente) (Código de Defesa Do Consumidor) ter a tutela necessária para proteger e alertar o consumidor dos influenciadores digitais. Cabe também aos influenciadores terem conhecimento do ART.300. DO CPC (Código De Processo Civil), que inibe q proliferação de atitudes e falas preconceituosas. É significativo os pais dos jovens avisá-los de tais manipulações ofertadas pela mídia. Desejamos (Evite ideia de primeira pessoa) com isso desenvolver na sociedade uma inteligência emocional que proporcione ao indivíduo a realizar escolhas e julgamentos sensatos, distanciados da "Indústria Cultural". (Apresente a proposta de intervenção de modo completo)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 650 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos