Redes socias: Campo fecundo para negócios.

Tema: O papel dos influenciadores digitais

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/05/2020
Nota tradicional: 520
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O advento da internet provocou uma transformação no modo como circulam informações. Nesse ambiente os influenciadores digitais passam a exercer importância fundamental na formação de hábitos de consumo, com o uso extremo do poder de convencimento e influência. (Reestruture as discussões iniciais. Apresente a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, os influenciadores praticam ações focadas em um determinado público exercendo (Evite o gerundismo) uma comunicação direta e acessível, gerando (Evite o gerundismo) conexão com os seguidores através dos mais diversos nichos. Dessa maneira os influenciadores criam e moldam padrões de comportamento. (Ideias fragmentadas) Uma vez que sejam adotados como referência passam a disseminar sua marca. Portanto um influencer não apenas faz propaganda (Vírgula) mas também ensina a usar seu produto e indica para seus seguidores. (Abordagem superficial)

(Boa estratégia coesiva) Dessa forma as redes sociais constituem um campo fecundo para negócios. Segundo pesquisas (Cite-as), 65% das marcas já utilizaram parcerias para promover seus produtos. (Melhore a construção de sentido) Além do que o marketing de influência fica no terceiro lugar de índice propulsor de vendas na internet (31%). Tendo em vista que o influenciador participa desse mercado e que o art. 7º do Código do Consumidor, afirma-se que havendo mais de um responsável (Melhore a construção de sentido) pela causação do dano, todos responderão solidariamente pela reparação prevista nas normas de consumo. (As discussões precisam ser mais articuladas. Abordagem superficial)

(Boa estratégia coesiva) Desse modo deve-se atribuir aos influenciadores responsabilidade de reparação frente aos consumidores, em razão da indicação de produtos e serviços que de algum modo causem danos a seus seguidores. (Não apresenta a tese)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 20 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
Nota final 520 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos