A sociedade do espetáculo

Tema: O papel dos influenciadores digitais

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/05/2020
Nota tradicional: 600
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na série antológica "Black mirror" o episódio intitulado "Rachel,Jack e Ashley O", (Sem vírgula) aborda o tema da manipulação tecnológica na qual uma boneca é criada para persuadir as pessoas a fazerem o que ela diz.Fora das telas isso é uma realidade atualmente, pois existem os influenciadores digitais que manipulam as pessoas que os seguem, além de viverem uma vida de aparências. (Apresente a tese com mais clareza)

(Boa estratégia coesiva) Primordialmente, a manipulação dos influenciadores em relação aos outros indivíduos precisa ser conquistada, (Sem vírgula) para gerar confiança e manipulá-los mais facilmente a comprarem das marcas que estão divulgando (Evite o gerundismo). Além disso, a necessidade de se tornar exemplo para os seguidores provoca a perda da própria identidade pessoal. (Abordagem superficial)

O livro "A sociedade do espetáculo" (Vírgula) de Gry Debord (Vírgula) discute a teoria de que todas as pessoas vivem em uma performance constante e sempre aparentam a perfeição. Na época atual essa teoria é visível pois os influenciadores digitais constroem uma outra vida nas redes sociais,vivendo (Evite o gerundismo) de aparências e sendo denominados perfeitos. (Abordagem superficial)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é preciso medidas para resolver o impasse.Para que haja melhora na convivência nas redes sociais tanto para os influenciadores digitais quanto para os seguidores, (Sem vírgula) urge que o Ministério da Ciência e Comunicação (Boa. Apresenta o agente) faça uma campanha de conscientização por meio das redes sociais, (Sem vírgula) com o intuito de os indivíduos não serem influenciados . Espera-se (Vírgula) assim, uma redução da performance mencionada na teoria da "sociedade do espetáculo". (Reestruture e apresente a proposta de intervenção com mais clareza)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 600 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos