.

Tema: O papel dos influenciadores digitais

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/05/2020
Nota tradicional: 700
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No livro a “a bíblia”, (Sem vírgula) um dos personagens principais, Jesus Cristo, exerce influência sobre um determinado grupo, esse reproduz os seus jeitos, falas e posicionamentos. De forma análoga a isso, no Brasil, os influenciadores digitais desempenham funções semelhantes ao instigar os seus seguidores, seja nas decisões de compras ou na maneira de agir. Desse modo, é perceptível um claro ambiente de fomentação ao consumismo e da influência do comportamento. (Muito bem. Contextualiza o tema)

(Boa estratégia coesiva) Em primeira instância, é indubitável a importância dos influencers para a propagação do consumo na sociedade brasileira atual. (Ideias fragmentadas) Pois, de acordo com o estudo realizado pela Qualibest (Vírgula) no ano de 2018, 73% dos brasileiros que estão online já adquiriam algo por indicação desses profissionais da internet. Dessa forma, é evidente a confiança depositada pelos internautas nessas figuras, já que a maioria tende ao consumo massivo devido a eles. (Argumentação expositiva)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, outro fator elementar gerado pelos criadores digitais é a influência no comportamento. (Ideias fragmentadas) Visto que, (Sem vírgula) para o notório sociólogo Émile Durkheim, o fato social é a maneira coletiva de agir ou pensar, dotada de exterioridade, generalidade e coercitividade. Diante de tal contexto, observa-se que ao todo dia (Problemas na construção de sentido) consumir conteúdo sobre as vidas dos influenciadores digitais, (Sem vírgula) tende-se a adotar comportamentos similares. Assim, o ser tem uma nova forma de agir ou de pensar, podendo (Evite o gerundismo) ser manipulado direta ou indiretamente, o poder está nas mãos dos influenciadores digitais. (Argumentação expositiva)

(Boa estratégia coesiva) Desta maneira, para que as funções dos influenciadores digitais possam ser exercidas sem causar danos nocivos, medidas precisam ser tomadas com o intuito de amenizar o consumismo e a influência ao comportamento. Portanto, faz-se necessário que as mídias digitais, (Sem vírgula) criem um projeto chamado “consumo consciente”, posicionando-o (Evite o gerundismo) em local de destaque na interface do aplicativo (Vírgula) assim os usuários em geral terão acesso, que utilizara notificações (Problemas na construção de sentido) informativas com dados estáticos, afim  a fim de alertar os utilizadores das tendências que estão prestes a consumir. Quem sabe (Vírgula) assim, teremos (Evite ideia de primeira pessoa) consciência de quando estamos (Evite o gerundismo) sendo influenciados assim como acontece no livro “a bíblia”.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 700 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos