Persuasão digital como meio de expandir os objetivos

Tema: O papel dos influenciadores digitais

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 10/05/2020
Nota tradicional: 650
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, COM O OBJETIVO DE HEGEMONIZAR A RAÇA ARIANA, AS PROPAGANDAS NAZISTAS TENDO EM FRENTE O LÍDER DE EXÉRCITO ALEMÃO (Vírgula) ADOLF HITLER, INFLUENCIOU À a POPULAÇÃO A ACREDITAR NESSA ÓTICA (Especifique-a com mais clareza), POR MEIO DA TELEVISÃO. NESSE CONTEXTO, ATUALMENTE, CONSTATA-SE QUE OS INFLUENCIADORES, ATRAVÉS DE PLATAFORMAS DIGITAIS (Vírgula) ESTÃO SENDO UTILIZADOS PARA VÁRIOS MEIOS, OBTENDO (Evite o gerundismo) BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS (Apresente-os). ISSO DEVIDO O SEU GRANDE ATO DE PERSUADIR AS PESSOAS E, ALÉM DO MAIS, PELA SUA MAIOR RAPIDEZ DE CHEGAR AO DESTINO (Reformule e desenvolva essa ideia com clareza)(Apresente a tese)

(Boa estratégia coesiva) PRIMEIRAMENTE, É RELEVANTE OBSERVAR QUE AS PESSOAS SÃO ILUDIDAS (Desenvolva essa discussão com mais clareza) COM AS PLATAFORMAS DIGITAIS. SOB ESSE ÂNGULO, OS ALEMÃES THEODOR ADORNO E MAX HORKHEIMER, EM SEUS CONCEITOS DE INDÚSTRIA CULTURAL, AFIRMARAM QUE A POPULAÇÃO PERDIA O SEU PENSAMENTO CRÍTICO AO SEREM INFLUENCIADO PELOS MEIOS PERSUASIVOS. NESSA PERSPECTIVA, NOTA-SE QUE, ATUALMENTE, MUITAS EMPRESAS ESTÃO USANDO (Evite o gerundismo) ISSO COM A FINALIDADE DE OBTER LUCRO. ASSIM , LEVANDO (Evite o gerundismo) A UM CONSUMISMO EXACERBADO. (As discussões precisam ser delimitadas e mais articuladas para evitar uma argumentação expositiva)

(Boa estratégia coesiva) ALÉM DISSO, O MEIO DIGITAL FAZ COM QUE OS INTERESSES DAS PESSOAS ENVOLVIDAS SE EXPANDAM MAIS RÁPIDO, ALIÁS, NA ERA TECNOLÓGICA AS INFORMAÇÕES SÃO DISPONIBILIZADAS A TODO MOMENTO. NESSA PERSPECTIVA, ATRAVÉS DE REDES SOCIAIS, COMO O YOUTUBE, INSTAGRAM, ENTRE OUTRAS, ISSO TORNA-SE MAIS FÁCIL, VISTO QUE ABORDAM AS PESSOAS DE ACORDO COM OS SEUS INTERESSES. SOB ESSE ÂNGULO, NOTA-SE QUE, ÁS VEZES, A DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES QUE MELHORAM A QUALIDADE DE VIDA, COMO O DISCURSO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE. (Discussões confusas. Melhore o encadeamento textual. Delimite e desenvolva as ideias)

(Bom uso de conectivos) PORTANTO, TORNA-SE EVIDENTE, (Sem vírgula) QUE A PERSUASÃO E A RAPIDEZ DOS INFLUENCIADORES DIGITAIS, (Sem vírgula) PODE-SE se APRESENTAR COMO UM PAPEL POSITIVO OU NEGATIVO. PARA ABORDAR MAIS OS BENEFÍCIOS, É NECESSÁRIO QUE AS PLATAFORMAS DIGITAIS, COMO YOUTUBE E INSTAGRAM, ATRAVÉS DE PROFISSIONAIS, ABORDEM MAIS INFORMAÇÕES DA ÁREA DA SAÚDE E QUE DESENVOLVA O PENSAMENTO SOCIAL, POR EXEMPLO, DE COMO SE PORTAR EM DETERMINADA SITUAÇÃO DO COTIDIANO. ASSIM, VAI MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA. (Não apresenta a proposta de intervenção propriamente dita)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 650 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos