Os malefícios causados pelos influenciadores digitais

Tema: O papel dos influenciadores digitais

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 03/05/2020
Nota tradicional: 650
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Sócrates dizia "Só sei que nada sei", assim concluía que somente reconhecendo (Evite o gerundismo) sua ignorância, (Sem vírgula) buscaria mais conhecimentos. Esse pensamento é o oposto do que a sociedade atual segue, na qual não há busca por conhecimentos (Cuidado. Reestruture essa ideia), acredita-se no que os outros dizem. Nessa esfera, os influenciadores digitais atuam como verdadeiros manipuladores de seu público, ocasionando (Evite o gerundismo) várias consequências (Cite-as)(Não apresenta a tese propriamente dita. Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) A priori, com o advento da tecnologia, as redes sociais passaram a ocupar maior parte do tempo das pessoas. Assim, famosos servem como "modelos físico-comportamentais" dessa nova geração. (Melhore o encadeamento textual) Nesse contexto, esses manipuladores influenciam também quanto ao isolamento social, (Sem vírgula) durante essa época de pandemia (Desenvolva essa discussão com mais clareza), levando (Evite o gerundismo), muitas vezes, pessoas consideradas grupo de risco a serem contra o isolamento (Reestruture essa discussão). Dessa maneira, "vendem" suas opiniões, persuadindo (Evite o gerundismo) seus seguidores. (Abordagem superficial do tema proposto)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, de acordo com Karl Marx, o ser humano é alienado pelo trabalho, como ocorre com pessoas que não param de trabalhar (Desenvolva essa ideia com clareza). Nesse panorama, é notável a alienação dos indivíduos pelas redes sociais, seguindo (Evite o gerundismo) a corrente obscurantista (Essa discussão precisa ser mais articulada). Por conseguinte, há o fomento (Substitua) das fake news, consumismo, a busca pelo "corpo perfeito", xenofobia, entre outros problemas que comprometem o bem-estar social. (Abordagem superficial. Melhore a progressão de ideias)

(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, é necessário que o Ministério da Educação e da Cultura (Boa. Apresenta o agente) alertem a população sobre os influencers digitais, por meio de redes sociais, jornais, revistas, televisões, rádios (Reelabore esse elemento da proposta). Nesse sentido, é crucial convencer a população de sempre verificar dados, pesquisar a veracidade da fonte (Insira o meio e o modo de resolução do problema). Desse modo, a população seguirá o pensamento de Sócrates e se libertará da alienação social discutida por Marx. (Não apresenta a proposta de intervenção completa)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 650 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos