O esquecido incentivo à ciência brasileira.

Tema: Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/04/2020
Nota tradicional: 700
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Com a vinda da Princesa Maria Leopoldina para o Brasil foram trazidos em sua comitiva diversos cientistas, pintores e médicos (Reelabore essa ideia). Como resultado, a Nação avançou em pesquisas científicas realizadas em todo o território. Contudo, atualmente, esse incentivo à ciência não é vivenciado. Nesse sentido, convém analisar as principais causas, consequências e possíveis soluções para esse impasse. (Contextualize o tema com mais clareza)

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, o mundo inteiro enfrenta uma pandemia, (Sem vírgula) denominada coronavírus (COVID-19). Com isso, foi necessário acionar pesquisadores em todo o planeta, (Sem vírgula) para buscar uma vacina ou remédio contra a doença. Entretanto, as universidades e institutos federais, que são polos dos estudos científicos brasileiros, sofrem com o contingenciamento de verbas (Melhore a progressão de ideias). Logo, os especialistas possuem um fraco auxílio para trabalhar e desenvolver projetos. (Delimite e articule mais as discussões apresentadas)

Apesar de investir apenas 1,3% do seu PIB (Desenvolva a sigla) anual em pesquisas e desenvolvimento, ainda se faz ciência no país. De acordo com o site Hypeness, pesquisadoras do Instituto Adolfo Lutz (Vírgula) da Universidade de São Paulo, foram capazes de sequenciar o genoma do novo coronavírus em 48 horas (Informação técnica, logo precisa ser apresentada com mais clareza). Por conseguinte, é possível compreender como o vírus se modifica e como produzir uma vacina. Desse modo, a produção científica Nacional mostra quão importante é para a sociedade. (Evite uma argumentação expositiva)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é preciso apoiar a ciência no Brasil. Sendo assim, compete em uma ação conjunta ao Ministério da Economia (ME), Ministério da Ciência, Tecnologia e Comunicações (MCTIC) e ao Ministério da Educação (MEC), (Sem vírgula) investirem uma parcela fixa do PIB, comparado com países desenvolvidos, em programas como Capes e CNPq (Reestruture essa proposta). Outrossim, cabe ao governo federal incentivar empresas privadas e multinacionais apoiarem financeiramente estudos científicos nas universidades e institutos públicos, (Sem vírgula) em troca de incentivos fiscais (Desenvolva a proposta com clareza). Assim, será colocado em prática os exemplos da valorização da ciência, pesquisa e estudos deixados pela Imperatriz Maria Leopoldina do Brasil.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 700 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos