Ciência e Pandemia: importância e soluções

Tema: Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/04/2020
Nota tradicional: 750
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A ciência é uma das ferramentas necessárias para o desenvolvimento humano. Este meio de estudo e pesquisa, (Sem vírgula) permite que novas descobertas aconteçam no Brasil e no mundo, como ocorre com a pandeia da Covid-19. Entretanto, esse importante instrumento requer investimento, (Melhore o encadeamento das ideias) desse modo torna-se necessário um olhar crítico que perceba o real valor da ciência e valorize seus profissionais. (Contextualize o tema com mais clareza)

(Boa estratégia coesiva) Em uma primeira análise, nota-se que a produção científica é crucial para melhor compreender os efeitos da pandemia (Vírgula) e assim buscar possíveis soluções (Desenvolva mais essa discussão). Pesquisadores e cientistas dos diversos continentes, (Sem vírgula) trabalham em conjunto desde que foi noticiado o primeiro caso do novo coronavírus, buscando (Evite o gerundismo) meios de desenvolver testes acessíveis que identifique os contaminados e diminua a proliferação do vírus. Além é claro (Marca de oralidade, subjetividade), das pesquisas de medicamentos e vacinas, necessários no tratamento e prevenção desta doença. (Predomiância de outro tipo textual. Reestruture)

Ainda convém lembrar, (Sem vírgula) um importante feito obtido por duas cientistas brasileiras no combate a esse vírus, (Melhore a progressão de sentido) Jaqueline de Jesus e Ester Sabino, (Sem vírgula) sequenciaram o genoma da Covid-19 em apenas quarenta e oito horas (Informação técnica, precisa ser desenvolvida com mais clareza). Todavia, esse desenvolvimento requer colaboração governamental, pois com laboratórios bem equipados e técnicos mais preparados, (Sem vírgula) essas ações acontecem de forma mais ágil e prática. (Argumentação expositiva) 

(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, torna-se imprescindível que o governo federal promova a integração dos esforços de pesquisa científica e desenvolvimento. (Ideias fragmentadas) Investindo (Evite o gerundismo) nas instituições que valorizam a ciência e seus profissionais, disponibilizando (Evite o gerundismo) equipamentos inovadores que facilitam o trabalho. Tal qual, (Melhore o encadeamento das discussões) esse agente público, (Sem vírgula) deve preparar os técnicos da área através de cursos prévios, para momentos de grande dificuldade, como esse (Reveja como essa proposta pode ser aplicada). Também é indispensável para ambas entidades a transparência nas informações, para que dessa forma a população obtenha referências verídicas, podendo (Evite o gerundismo) assim proteger-se.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 750 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos