A importância da ciência no combate a doenças

Tema: Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/04/2020
Nota tradicional: 750
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O filme (Vírgula) lançado em 2011 (Vírgula) “Contágio”, autoria de Steven Soderbergh, retrata, através do campo científico, os desafios de conter uma epidemia que leva à morte de milhares de pessoas. Saindo (Evite o gerundismo) do contexto cinematográfico para a atualidade, percebe-se que a produção científica brasileira exerce um papel fundamental (Especifique) na criação de vacinas no intuito de combater a pandemia, (Sem vírgula) Covid-19 (Boa. Apresenta a tese). Assim, cabe discutir as causas e os efeitos negativos provocados nas áreas da ciência e tecnologia.

Nota-se, de início, que o Brasil vem sofrendo (Evite o gerundismo) um declínio sucessivo nessas áreas (Especifique-as) desde 2014, devido ao contingenciamento de recursos nas universidades públicas (sugestão: discuta os impactos dessa medida na pandemia). Cabe destacar que essas representam mais de 95% do que é produzido no meio científico brasileiro, conforme consta na base de dados internacional. Assim, isso tem prejudicado os pesquisadores tanto na prevenção quanto no combate de doenças, exemplo o Covid-19, vírus com grande capacidade de transmissão. (Argumentação expositiva)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, vê-se que a desvalorização profissional e a infraestrutura inadequada, (Sem vírgula) têm levado a saída de jovens pesquisadores brasileiros para outras universidades fora do Brasil, como as de Oxford, Yale, Harvard, Stanford, entre outras. Assim, nota-se a dificuldade de encontrar uma droga (Reveja a seleção lexical) capaz de amenizar os efeitos causados pelo Covid-19, como também uma vacina para a cura do vírus. Com isso, a sociedade brasileira vem sofrendo (Evite o gerundismo) nos hospitais pela falta de profissionais, equipamentos em más condições, falta de máscaras, ventiladores - levando (Evite o gerundismo) à morte de várias pessoas. (Defenda o seu ponto de vista com mais clareza. Articule as ideias apresentadas)
 
Logo, percebe-se a necessidade de investimentos por parte do governo, através dos Ministérios da Economia e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, na valorização profissional, no sentido de manter os pesquisadores no Brasil (Desenvolva a proposta com clareza e viabilidade), e na parte de infraestrutura adequada para a realização de estudos nas áreas científica e tecnológica, pois essas são as fontes de saídas científicas para combater problemas relacionados a doenças, sobretudo o coronavírus. Com isso, levando (Evite o gerundismo) ao desenvolvimento de uma vacina que possa ser usada contra o Covid-19, evitando (Evite o gerundismo) a morte de milhares de pessoas, como retratado no filme “Contágio”.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 750 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos