Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade

Tema: Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/04/2020
Nota tradicional: 650
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Desde o surgimento das primeiras civilizações que há registros de doenças que devastaram populações como a peste bubônica (Melhore a construção de sentido), bem como registros científicos nas mais diversas áreas do conhecimento que proporcionaram a sociedade materiais e métodos para sair de problemas como, por exemplo, a peste (Melhore a progressão de sentido). No entanto, a ciência também causou catástrofes com o desenvolvimento cientifico e tecnológico utilizado nas guerras como as bombas e outros armamentos. Apesar de pontos negativos com a má utilização da ciência (Reestruture essa ideia), ela se torna cada vez mais imprescindível para a vida e o desenvolvimento da sociedade. (Reestruture as discussões iniciais e desenvolva com mais clareza)

Assim que a peste bubônica começou a se disseminar descontroladamente, começou a se desenvolver métodos para evitar e diminuir a propagação da doença por meio do isolamento dos doentes e máscaras para os médicos. Atualmente, com a pandemia do novo corona vírus coronavírus, essas medidas são as mais recomendadas pelos especialistas da área da saúde, apesar das medidas adotadas ainda serem insuficientes para deter o vírus e não haver testes suficientes para toda a população, deixando (Evite o gerundismo) evidente que as instituições de saúde pública e privada, laboratórios e universidades não possuem estrutura e condições financeiras para investir em pesquisa e, portanto, no desenvolvimento do Brasil. (Argumentação expositiva. Predominância de outro tipo textual)

Além da falta de investimentos e cortes essenciais na área de pesquisa, a dependência de insumos e tecnologia de outros países colocam em risco a saúde e o desenvolvimento da população, tendo em vista que é necessário os insumos para realizar as análises laboratoriais e equipamentos de proteção individual que inviabilizam os testes e colocam em risco profissionais da saúde. Embora o cenário científico brasileiro pareça sem solução, professores e alunos de instituições públicas estão desenvolvendo materiais de proteção, de higiene e respiradores mecânicos para auxiliar no combate ao corona vírus(Predominância de outro tipo textual)

(Bom uso de conectivo) Portanto, fica evidente a necessidade de investir em pesquisas e desenvolvimento tecnológico. O Ministério da Educação deve rever os cortes realizados nas instituições públicas de ensino, bem como na área de pesquisa e desenvolvimento (Reveja a viabilidade da proposta. Reestruture). O Ministério da Saúde deve atuar em conjunto com o Ministério da Educação para auxiliar pesquisas da área da saúde nas universidades, bem como investir em melhorias na saúde pública, preparando (Evite o gerundismo) os centros hospitalares e profissionais para uma eventual epidemia ou pandemia, além de estocar equipamentos de proteção individual e equipamentos hospitalares (Reelabore). É dever do Governo Federal garantir o direito à saúde e à educação, incentivando (Evite o gerundismo) a produção de insumos, produtos e equipamentos para a segurança da população, além de garantir os investimentos na educação e saúde para que o país tenha condições para enfrentar eventuais crises como a do novo corona vírus.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 650 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos