A Ciência Como Solução

Tema: Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/04/2020
Nota tradicional: 750
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O surgimento de pandemias sempre esteve presentes nos eventos mundiais tais qual a peste bubônica (Vírgula) que assolou a Europa medieval. Nesse prisma, enfermidades que se alastram não ficaram no passado, uma vez que elas surgem mesmo na era contemporânea sob a forma da covid-19 e encontra na ciência uma esperança de cura (Melhore a construção dessa ideia). Logo, como a metodologia científica possibilita a descoberta de formas de imunização, além de poder frear a infecção, o uso desse método contra a nova doença urge adesão. (Apresente a tese com clareza. Boa contextualização do tema proposto)

Mormente (Evite expressões clichês), as pesquisas científicas são capazes de achar meios de evitar o contágio (Essa discussão precisa ser desenvolvida com clareza). Nesse contexto, evidencia-se o caso da varíola, uma virose com alta virulência que foi, conforme a Organização Mundial da Saúde, oficialmente extinta graças às descobertas da vacina contra essa enfermidade. Dessa forma, vê-se que o bom uso da ciência pode incapacitar futuras infecções de coronavírus em virtude dos resultados de novas vacinas. (As discussões e argumentos são pertinentes ao tema. No entanto, senti falta de uma progressão de ideias)

(Boa estratégia coesica) Outrossim, o uso de informações de surtos anteriores tem potencial de mitigar a frequência de infecção (Reelabore essa ideia para que fique mais evidente). Assim, bem como apresenta o “Jornal da USP”, cientistas usam a ciência de dados para monitorar a evolução da covid-19 e traçar melhores estratégias para evitar a disseminação em massa em municípios. Portanto, fica claro que os estudos científicos aplicados à pandemia do novo coronavírus viabilizam decisões precisas e rápidas a cada região. (Boas discussões, no entanto é preciso melhorar o encadeamento das ideias)

(Boa estrtégia coesiva) Destarte, a fim de usar a ciência para combater a pandemia de Sars-Cov-2, exigem-se ações. Nesse sentido, é mister (Evite construções clichês), por parte da Organização das Nações Unidas, por meio de conferências internacionais, (Melhore o encadeamento das discussões) a promoção de programas de cooperação científica contra o surto da nova doença ao incitar o compartilhamento de dados técnicos sobre o vírus (Reveja a viabilidade dessa proposta). Ademais, deve-se propor aos países membros a efetivação desse projeto, (Sem vírgula) no que tange à comunidade de cientistas, para que seja facilitada a criação de vacinas e melhorada as tomadas de decisões (Reelabore e desenvolva a proposta com mais clareza). Com isso, a enfermidade deverá ser abrandada, já que serão criadas formas de imunização, bem como diminuirá a frequência de infecção devido ao melhor monitoramento da moléstia.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 750 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos