A ciência contra a pandemia

Tema: Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/04/2020
Nota tradicional: 650
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em 2009 ocorreu a pandemia de influenza A H1N1 onde (Reveja pronomes relativos) ficou conhecida como "gripe suína", após essa pandemia fiocu mais evidente a importância da ciência e das universidades nesses momentos. (Desenvolva mais as discussões iniciais. Apresente a tese)

Pandemia é uma doença infecciosa que se espalha entre a população, desde um simples abraço até um respingo de saliva. Atualmente estamos (Evite ideia de primeira pessoa) enfrentando a pandemia do coronavírus, (Sem vírgula) que vem se alastrando (Evite o gerundismo) desde o mês de dezembro de 2019. O Estado de São Paulo atualmente encontra-se de quarentena, a fim de controlar a situação e diminuir o número de casos recorrentes ao coronavírus. (Não argumenta, apenas expõe fatos)

O papel da ciência nesse caso é tão importante quanto a conscientização das pessoas em permanecerem em casa. Com a ajuda de pesquisadores do instituto Adolfo Lutz (Vírgula) junto com a universidade de Oxford, foi possível sequenciar o genoma do vírus (Observe que essa informação é técnica, logo precisa ser apresentada com mais clareza para o leitor do seu texto). Outro acontecimento interessante ocorreu em Cuba, onde junto com o governo chinês conseguiram produzir um antiviral que é utilizado em hospitais chineses no tratamento do coronavírus. (Argumentação expositiva)

A ciência faz parte de todas essas descobertas, porém é necessário o investimento nessa área para que ela continue crescendo e se desenvolvendo cada vez mais, sendo capaz de encontrar desde vacinas á a  remédios que possam curar as pessoas dessa e qualquer outra doença. (A proposta de intervenção precisa ser desenvolvida de modo detalhado)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 650 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos