A ciência em prol de todos

Tema: Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/04/2020
Nota tradicional: 650
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A ciência em prol de todos (Há um espaço destinado ao título)
A ciência é uma das maiores criações desenvolvidas pela humanidade (Reestruture essa ideia), foi graças a ela que a sociedade como um todo persistiu e evoluiu por milhares de anos. Em tempos de grandes pandemias, como é o caso do coronavírus, o investimento na área cientifica torna-se essencial para busca de soluções mais rápidas (Excelente. Apresenta a tese), diminuindo (Evite o gerundismo) o número de mortes. (Faltou contextualizar um pouco mais o tema)

Ao longo da história grande parte das civilizações conheceram os desastres causados pelas pandemias, milhares de pessoas morrendo de forma descontrolada, o medo instaurado e os sentimentos de insegurança e impotência (Evite esse tipo de construção. Reformule essa ideia). O sarampo, a febre amarela, a gripe espanhola, o atual covid-19 e entre diversas outras epidemias, (Sem vírgula) certamente serão lembradas no mundo inteiro. Se comparadas, essas doenças têm várias semelhanças, uma das mais importantes é que todas elas foram combatidas ou controladas graças as pesquisas e aos estudos de diversos cientistas. (É preciso apresentar uma argumentação mais consistente para sustentar a tese apresentada no primeiro parágrafo)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Analisar o problema, entendê-lo, é fundamental para a criação de saídas mais rápidas e eficazes. No enfrentamento de uma epidemia, (Sem vírgula) é por meio do conhecimento que conseguisse (Não compreendi) a cura, a prevenção ou o combate da doença, como por exemplo: desenvolvendo uma vacina. Para tanto, é necessário que o Estado não só invista economicamente na ciência (Vírgula) como também a incentive e apoie respeitando-a e reconhecendo (Evite o gerundismo) seu valor. (Abordagem superficial do tema proposto)

O famoso filósofo francês René Descartes em uma das suas frases diz “Não existe métodos fáceis para resolver problemas difíceis”. O combate contra o coronavírus é com toda certeza um grande problema a ser resolvido (Evite esse tipo de construção), a solução pode ser demorada e nada fácil de se obter, mas a ciência, com o apoio de todos, pode alcançá-la. (Apresenta apenas um esboço de proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 650 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos