Comemoração ou Vandalismo ?
Tema: Trote: festa ou violência?
Final de ano,vestibulres,concursos e uma série de outras coisas estão na cabeça dos fomandos.Para quem estudou o ano inteiro,espera um bom resultado no vestibular.Quando veem o resultado ficam eufóricos ,e o que acontece com toda essa euforia?
Na Unb(DF) alunos que passaram no vestibular ao invés de comemorar sua vitória, fizeram barbaridades com colégas,teve alunos que ingeriram ácool essecivamente e foram parar na UTI.
Certas comemorações como essa,acabam em confronto.O trote concerteza deveria ser banido das universidades brasileiras,pois nunca teve um final sem que alguma pessoa tenha se ferido fisicamente ou mentalmente.
O trote foi criado para comemorações de estudantes que passaram em universidades,mais atualmente para alguns,o trote está sendo um confronto em que calouros colocam sua vida em risco,e todo esforço e dedicação no ano pode acabar por apenar algumas horas.
Correção tradicional
| Critério | Observações | Nota |
|---|---|---|
| Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
| Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
| Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 0.5 |
| Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
| Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
| Nota final | 4.5 |
Legenda de competências
| Competência | Descrição |
|---|---|
| 1 | Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 | Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista |
| 4 | Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação |
| 5 | Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |