A ciência e suas evidências genéticas

Tema: Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 10/04/2020
Nota tradicional: 650
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na contemporaneidade, em razão das grandes mudanças no ambiente, tem-se observado a alta incidência de doenças reemergentes no mundo (Desenvolva essa discussão com mais clareza e contextualize o tema para o leitor do seu texto). Nesse contexto a ciência é de grande importância (Vírgula) tendo em vista os fatores genéticos dos vírus (Como assim?) causadores de doenças e medidas de prevenção e proteção existentes, como a vacinação. (Desenvolva a tese com clareza)

(Boa estratégia coesiva) A priori, podemos (Evite ideia de primeira pessoa) destacar o papel da ciência nos estudos que investigam mudanças genéticas nos vírus que desencadeiam processos de mutação (Vírgula) tornando-os mais resistentes ou aumentando (Evite o gerundismo) seu processo de virulência (Argumentação técnica. Tente desenvolver essa ideia com uma linguagem mais simples). Ainda no ano de 2015 a ciência já alertava, por meio de publicação em revistas científicas, mudanças no vírus da Síndrome Respiratória Aguda Grave Associado ao coronavírus (SARS-Cov). Tais evidências demonstram que a ciências pode combater uma pandemia antes mesmo do surgimento de uma crise epidêmica (Reveja esse tipo de argumento. Reformule essa ideia), bastando-se (Vírgula) portanto, o devido investimento e valorização das pesquisas nesse eixo para a prevenção dessas doenças. (Argumentação expositiva)

(Bom uso de conectivos) Além disso, a ciência,também por meio de investigações genéticas, contribui para a produção de vacinas, as quais são medidas de prevenção e proteção eficazes em combater doenças provocadas por vírus. Por meio dessas, (Sem vírgula) os indivíduos produzem o que se chama de resistência imunológica que aumenta a velocidade de resposta à infecção mediante à produção de anticorpos, diminuindo (Evite o gerundismo), assim, a capacidade de virulência e as taxas de infecção e mortalidade do agravo. No entanto, esse é um processo que demanda tempo, com testes minuciosos e equipamentos adequados, sendo uma estratégia de longo prazo. (Reformule e melhore o encadeamento de ideias)

Em vista do apresentado, revela-se a importância da ciência no combate às pandemias, sendo ela a responsável em proporcionar proteção eficiente à sociedade frente ao coronavírus. (Bom uso de conectivos) Diante disso, cabe ao poder público, por meio de incentivos financeiros às Fundações de Amparo à Pesquisa (Especifique. A proposta de intervenção precisa de detalhamento do agente, meio, modo e beneficiário), garantir o pleno desenvolvimento e valorização da ciência, uma vez que a ciência se faz com a sociedade e para sociedade.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 650 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos