A desvalorização da ciência

Tema: Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 10/04/2020
Nota tradicional: 700
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A ciência é uma peça fundamental na luta contra as pandemias. No Brasil, há poucos investimentos na área de pesquisas científicas, essa falta de recursos é fruto da crise financeira atual e da negligência do Estado com ações políticas na área de pesquisas científicas (Boa. Apresentou a tese). Apesar desses obstáculos, cientistas brasileiros estão realizando importantes feitos nas pesquisas sobre o coronavírus. (Melhore o encadeamento das discussões iniciais)

De acordo com Deisy Ventura, professora e pesquisadora da faculdade de Saúde Pública da USP (Desenvolva a sigla), um país soberano precisa ter instituições de pesquisa fortes e valorizadas. Assim, se o Brasil parar de financiar pesquisas independentes, ele irá depender de investimentos de países desenvolvidos. Entre outras consequências da falta de financiamento científico está, (Sem vírgula) a fuga de cérebros e o desinteresse de jovens pela carreira científica(Problemas no encadeamento dos argumentos. Reestruture e articule mais as discussões)

Todavia , cientistas brasileiros estão bastante avançados em suas pesquisas sobre o Covid-19, juntamente com a Universidade Oxford , na Inglaterra, pesquisadores do Instituto Adolfo Lutz (Vírgula) da Universidade de São Paulo (Vírgula) conseguiram sequenciar o genoma do vírus em 48 horas. Outro exemplo são os cientistas da USP( Universidade de São Paulo), (Sem vírgula) que estão fazendo o sequenciamento de genomas do coronavírus. (Problemas no encadeamento das ideias. Argumentação expositiva)

(Bom uso de conectivo) Portanto, cabe ao Estado , por meio de políticas públicas (Especifique-as), o investimento em pesquisas científicas, a fim de melhorar a saúde pública e evitar a “fuga de cérebros”. Além disso, é de suma importância que as instituições educacionais desenvolvam projetos que busquem incentivar os jovens a seguirem carreira científica, por meio de feiras científicas , aulas de laboratório, etc. (Proposta pertinente, no entanto precisa ser mais articulada)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 700 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos