Coronavírus: a ciência como cura

Tema: Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 10/04/2020
Nota tradicional: 700
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No ano de 2009 houve a pandemia do H1N1, também chamado de Gripe Suína, que provocou 18 mil mortes no mundo todo, atingindo (Evite o gerundismo) pessoas de todas as faixas etárias e em ótimas condições de saúde. (Bom uso de conectivo) Porém, com a criação de vacinas e medicamentos, esse quadro minimizou-se, sendo um grande avanço contra o H1N1. Em paralelo à situação atual, com a pandemia de coronavírus, a ciência continua desenvolvendo (Reveja a seleção lexical) uma importante função no combate à doenças, com estudos e pesquisas, mostrando (Evite o gerundismo) a extrema importância desse setor na sociedade e como investimentos e recursos ajudam na luta contra pandemias (Perfeito. Apresenta a tese).

Em meio à pandemia de COVID-19, os pesquisadores em universidades denotam um papel relevante, como por exemplo os do Instituto Lutz (Vírgula) da Universidade de São Paulo (Apresente a sigla), em parceria com a Universidade de Oxford, que sequenciaram o genoma do vírus em 48 horas, trazendo (Evite o gerundismo) mais informações a respeito da doença e mostrando (Evite o gerundismo) como educação e ciência estão atrelados na elaboração e a apresentação de dados científicos. (Não apresenta argumentos para "aprofundar" a tese. Argumentos expositivos)

A ciência está diretamente ligada ao desenvolvimento de uma nação, pois quanto maior o número de pesquisas e estudos (Seja mais especifico para tratar dessa proposição), mais há produção de conhecimento (Desenvolva um pouco mais essa ideia), o que favorece todos os setores da sociedade, visto que o saber ocasiona em mais educação, e logo, mais condições para o desenvolvimento de fármacos, o que gera mais qualidade de vida para a população.  (Argumentação expositiva. Não apresenta uma reflexão "mais profunda")

Na pandemia de H1N1, as vacinas e medicamentos foram pertinentes contra a doença, assim como são agora. Portanto, o Governo Federal deve trabalhar para que haja a desburocratização mais rápida na liberação e testes desses remédios, com a implantação de medidas emergenciais (Especifique-as). Ademais, deve também fazer investimentos nas áreas de pesquisa científica, com mais recursos e equipamentos que facilitarão os estudos. E, por fim, deve oferecer bolsas de iniciação científica, para que a ciência possa continuar progredindo com novos talentos. (Apresenta proposta, ainda que sem detalhamento)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 700 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos