Doenças e a pesquisa científica

Tema: Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 03/04/2020
Nota tradicional: 650
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O coronavírus é um novo tipo de vírus que se originou em uma pequena província na China e se espalhou rapidamente pelo globo, por causa dos meios de transporte e da globalização.. (Uso equivocado da pontuação) Então, como se trata de um novo vírus, não há pesquisas relevantes sobre ele e seu tratamento (Ideia taxativa. Reformule-a). É indubitável afirmar que , (Sem vírgula) as pesquisas científicas são imprescindíveis para que a pandemia (É preciso que a ideia de pandemia seja construída. Aqui, ela está vaga) seja amenizada, uma vacina criada e as crises controlada. (As discussões iniciais e a tese precisam ser desenvolvidas com clareza)

Certamente, não é a primeira vez que a ciência auxilia no conhecimento de uma doença e sua prevenção. A exemplo disso, (Sem vírgula) têm-se a influenza A H1N1, a varíola e a febre amarela. Foi por meio de pesquisas científicas nas área da Saúde,Geografia e Biologia que inúmeras doenças possuem tratamento e prevenção efetiva. (A argumentação precisa ser mais "profunda")

(Boa estratégia coesiva) No entanto, uma pesquisa demanda um certo tempo para ser concluída. (Ideias fragmentadas) Uma vez que, (Sem vírgula) os cientistas não recebem o investimento financeiro equivalente à importância de seu trabalho (Reveja esse tipo de argumentação. Reformule-a); (Uso equivocado da pontuação) deste quadro põem empecilhos em no progresso da ciência (Melhore a construção de sentido).Tem-se (Vírgula) por exemplo (Vírgula) o caso do Ikaro Alves de Andrade (Vírgula) que teve sua pesquisa cortada enquanto estudava o coronavírus. (Abordagem superficial do tema. Apresente uma argumentação consistente e articulada)

(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto,faz-se necessário uma ação energética governamental.Logo, é responsabilidade das Universidades, tendo em vista a pandemia, concentrar os estudos na amenização da atual crise, para que a doença seja contida e seus efeitos reduzidos (Reformule e desenvolva a proposta com clareza). Ademais, cabe ao Governo Federal disponibilizar subsídios necessários e benéficos aos pesquisadores (Especifique como isso pode ser feito. O detalhamento dos elementos da proposta de intervenção é fundamental para atingir a nota máxima) ; (Uso equivocado da pontuação) com o objetivo de incentivar e valorizar a produção de matérias essências a sociedade

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 650 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos