Empoderamento global

Tema: Coronavírus: a importância da ciência para a sociedade

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 02/04/2020
Nota tradicional: 600
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Segundo o pensamento marxiano, a economia influência  influencia as multifacetas de uma sociedade. Dessa maneira, as pandemias que ocorreram em determinado país declinou com sua organização e estrutura, impulsionando as crises e a falta de serviços básicos para a sociedade. Portanto, isso tornou-se um problema que precisa ser superado. (As discussões precisam ser desenvolvidas de acordo com o tema proposto. Cuidado com o tangenciamento. Elabore as discussões iniciais e apresente a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro análise, sabe-se que, (Sem vírgula) a pandemia do coronavirus, (Sem vírgula) existe no Brasil, e também mundialmente (Vírgula) e isso é um problema (Cuidado com as marcas de subjetividade), porque ainda não existe um cura, ou vacina capaz de prevenir o vírus (Elabore e desenvolva as discussões de acordo com o tema proposto). Em segundo plano (Boa estratégia argumentativa), poucas foram as medidas tomadas pelo governo brasileiro para essa circunstância, que indubitavelmente necessita de ajuda (Cuidado com a marca de subjetividade)(Apresente argumentos que estejam relacionados ao tema. Evite uma argumentação expositiva)

(Bom uso de elementos coesivos) Ademais, de acordo com George Santayana “aqueles que não conseguem lembrar o passado estão condenados a repetí-lo.” (Reformule essa ideia) Diante disso, pode-se relatar, (Sem vírgula) a gripe espanhola de 1918, que durou dois anos e matou cerca de 50 e 100 milhões de pessoas mundialmente (Essa construção ficou confusa). (Ideias fragmentadas) Na época o desenvolvimento tecnológico era ineficiente. A proporção, que tem-se mais avanço tecnológico desde a Segunda Guerra Mundial, facilita os algoritmos capazes de resolver esse empasse, urgindo (Evite o gerundismo) que algo seja feito. (Desenvolva os argumentos com mais clareza)

Evidencia-se, portanto, que é preciso vencer a pandemia globalmente (Ideia clichê). Por conseguinte atitudes devem ser realizadas.. (Uso equivocado da pontuação. Ideias fragmentadas) Instituindo-se, (Sem vírgula) ao Ministério da Economia (Vírgula) em conjunto com o Ministério da Saúde e Educação, suporte para o avanço de pesquisas em saúde e laboratórios para conter o surto (Esse elemento da proposta precisa estar mais detalhado. Especifique o meio e o modo). Sendo assim, a Biomedicina ficará mais evoluída, o governo (Vírgula) portanto, deve investir em hospitais e matéria-prima, organizando (Evite o gerundismo) melhores condições para esse tipo de problemática.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 600 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos