A ciência é algo fundamental para a evolução e para a resolução de diversos problemas, os quais surgem em meio a sociedade, como o coronavírus, e tendo em vista que a ciência está evoluindo (Evite o gerundismo) e nos proporcionando (Evite o gerundismo) meios de vida mais avançados e seguros, devemos (Evite ideia de primeira pessoa) ressaltar a importância do investimento em estudantes cientistas (Reestruture essa ideia para melhorar a construção de sentido), pois desta forma podemos (Evite ideia de primeira pessoa) incentivá-los, além de alertarmos (Evite ideia de primeira pessoa) sobre a importância de vacinas para que possamos (Evite ideia de primeira pessoa) nos proteger de doenças. (Evite períodos longos, pois isso prejudica o desenvolvimento das discussões. Reestruture as ideias iniciais e desenvolva a tese)
Pode-se observar que a ciência nos (Evite ideia de primeira pessoa) fez avançar para onde atualmente estamos (Evite ideia de primeira pessoa. Reformule essa discussão), e agora devemos (Evite ideia de primeira pessoa) incentivar os cientistas e pesquisadores para que possamos (Evite ideia de primeira pessoa) evoluir e nos (Evite ideia de primeira pessoa) proteger ainda mais, (Ponto final) Ronald Shellard, diretor do (CBPF) Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (Vírgula) afirma que “caro é justamente não investir em ciência e tecnologia, e que o Brasil nunca teve um programa de criação de institutos de ciência” (Estabeleça sentido entre as discussões apresentadas) evidencia-se através da afirmação que é realmente necessário o alto investimento na ciência e tecnologia, podendo (Evite o gerundismo) assim usá-lo para que possamos (Evite ideia de primeira pessoa) descobrir e resolver os problemas que torneiam (Reveja a seleção lecxical) nossa (Evite ideia de primeira pessoa) sociedade como o coronavírus. (Evite períodos longos. Apresente uma argumentação que evidencie o seu ponto de vista acerca do tema)
É notório que a ciência esta está há a anos melhorando (Evite o gerundismo) consideravelmente a nossa (Evite ideia de primeira pessoa) qualidade de vida, como exemplo a expectativa de vida das pessoas idosas, o (IBGE) Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística a expectativa era de entorno de 61 anos e agora no ano de 2020 aumentou para 76 aos, (Problemas na construção de sentido) o que significa um aumento de 15 anos, e umas da coisas que nos (Evite ideia de primeira pessoa) fez melhorar foi o aumento de pessoas vacinadas contra diversas doenças como catapora, caxumba, dentre outros, porém ainda há pessoas que não se vacinam por medo ou acham que é uma forma do estado controlá-los (Achismo), pensamento causado por falta de conhecimento ou ignorância. (Evite períodos longos. Reformule as ideias apresentadas)
Em suma dos argumentos citados (Reveja elementos coesivos), necessitamos (Evite ideia de primeira pessoa) de uma forma de resolução dos problemas citados, o (MCTIC) Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações deverá criar um programa de criação de institutos de ciência para a maior valorização dos mesmos (Use quando houver ideia de igualdade), o (SUS) (Desenvolva a sigla) deverá criar campanhas de conscientização sobre as vacinas para as pessoas de baixa renda e interiores. (É preciso detalhar o meio o modo de execução da proposta)
Dados correção tradicional
É preciso rever pontuação, pois o desenvolvimento da argumetação foi compromentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 600 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |