O panorama que deve ser mudado: ANALFABETISMO

Tema: Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 22/03/2020
Nota tradicional: 600
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Apesar da Constituição brasileira assegurar o direito extremo (Reveja a seleção lexical) à educação, nota-se, na atualidade contemporânea (Redundância), insignificância em relação a esse objetivo, principalmente no que diz respeito ao alfabetismo. Isso, porque (Vírgula) é notório no século xxi, o analfabetismo funcional, problema esse, (Sem vírgula) que deve ser enfrentado, primordialmente no Brasil, devido a exclusão social, pouco incentivo e acesso a esse recurso. Com isso, faz-se necessário intervenção para garantir acesso pleno à educação para todos. (Reestruture as discussões iniciais para que sejam desenvolvidas com mais clareza)

(Boa estratégia coesiva) De início, tendo em vista a realidade supracitada (Não está desenvolvido com clareza), destaca-se discrepância entre as classes sociais, (Sem vírgula)  que emerge desigualdade no espaço. Nesse viés, enquadra-se o analfabetismo funcional, visto no senso de 2010, que 65 milhões de pessoas não possuem ensino fundamental no Brasil e, (Sem vírgula) a maior porcentagem dá-se a pessoas negras e pardas (Reveja a discussão). Nessa circunstância, é destacado a exclusão social que emerge segregação na base da pirâmide social. Essa segregação divide-se ao difícil acesso à escola, que preferencialmente dá assistência à elite socioeconômica, haja visto lugares mais pobres são menos beneficiados educacionalmente, como Norte e o Nordeste. (Reestruture as discussões para melhorar a construção de sentido)

Além disso, a extensa precisão do trabalho para a sobrevivência afasta o público da escola e dos livros, predominante a faixa etária a partir de 15 anos. Por fim, a afirmação do filósofo Immanuel Kant: ''É no problema da educação o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade'', (Sem vírgula) traz referência primeiramente para a educação, (Sem vírgula) como símbolo de perfeição da própria sociedade. Logo, isso é garantido nos papéis, mas vulnerável na prática. (Melhore a progressão de ideias. Reveja coesão e coerência)

(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, é imperativo a necessidade de atenção para efetivo problema. Dessa forma, cabe ao Ministério da Educação e a Escola (Reveja essa cideia), (Sem vírgula) promover projetos alfabetizadores baseados na Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento de Educação Básica e de Valorização dos profissionais da Educação), a qual promova palestras de incentivo à escola e alfabetização plena (Proposta superficial) - a fim de formar profissionais e  dar atenção àqueles que sofrem discriminação e não conseguem conciliar trabalho-escola (Reestruture essa proposta). Com essas medidas, (Sem vírgula) será possível diminuir esse panorama e, assim como descrito na Constituição brasileira (Vírgula) poder-se-á desfrutá-la.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 600 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos