Conserta a base que o problema será resolvido

Tema: Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/03/2020
Nota tradicional: 270
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Analfabetismo funcional no Brasil cresceu em uma proporção assustadora! (Evite esse tipo de construção) Um país se faz com homens, livros e professores! Um país que tem a nona economia do planeta não pode aceitar 38 milhões de pessoas sem saber interpretar um texto simples da língua portuguesa e sem saber uma operação de matemática como normal. Porque isso é um crime! O problema existe e persiste e tem que ser solucionado. É dever constitucional educar cada cidadão deste país. (Não compreende a estrutura do texto. Reelabore as discussões e apresente a tese)


(Reveja elementos coesivos para estabelecer coesão entre os parágrafos) Quem tem a nona economia do mundo deve ter também no mínimo a nona colocação na qualidade da educação! (Reformule essa discussão) O que está acontecendo é que, (Sem vírgula)  um erro no projeto educacional do governo Frenando Henrique Cardoso, que para ganhar verbas, exigiu da escola pública nacional que não houvesse mais reprovação. Claro que professores e educadores não concordaram com essa medida (Problemas na construção de sentido Reestruture essa discussão). Mas foram votos vencidos!  (Evite esse tipo de construção)O aluno jamais poderia passar para o próximo ano sem ter aprendido todo o conhecimento necessário para desenvolver na nova série (Reestruture as discussões, pois não está de acordo com a estrutura do texto)
.

Seu segundo mandato teve início no ano de 1999, e uma de suas marcas deste período foi a reforma feita na educação, através das Leis de Diretrizes e Bases da Educação, já criada desde 1996, além da criação de Parâmetros Curriculares para o Ensino Básico. Foi isso que acabou de acabar com a educação, e as consequências todos comprovam todos os dias. Depois veio o governo do PT que nada mudou nesse campo, todos sabem onde está o erro e por que não conserta? Foi na base que o governo errou! Todos os profissionais da educação sabem. Ninguém pode passar de ano sem saber ler e interpretar texto corretamente e nem as operações básicas de matemática se ele não aprende na base, ele não aprende mais. (Não desenvolve o tema. Reestruture)


O novo governo deve revogar urgente essa medida equivocada do governo FHC, não se pode fazer o mesmo com os que tiveram a educação prejudicada, mas, pode-se não errar mais com a escola de hoje. E não é militarizando as escolas, é preparando os profissionais para cuidar de cada aluno, cada necessidade, com competência e determinação. Para consertar essa pandemia basta o governo aprender a ouvir os educadores. Existem excelentes escolas no Brasil, quem cuida da educação é um educador, não dar para terceirizar esse setor. O que houve com a educação básica neste país foi um crime. Tem que fazer um projeto nacional para os analfabetos funcionais voltarem as salas de aulas e reaprenderem a aprender. O Brasil deve isso para todos, E para o alunado atual, não deve permitir que siga como está. A base é o alicerce, sem ela feita corretamente toda estrutura cai. A educação é a maior e melhor herança que um governo pode fazer pelo seu povo. A solução é, mude a base que tudo se edifica. Para resolver de verdade, sem paliativos e negligência. Basta o governo fazer da educação um direito e um dever de todos. (Reelabore essas discussões. Elabore o parágrafo de intervenção e apresente a tese)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Competência 5 20 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
Nota final 270 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos