Analfabetismo

Tema: Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/03/2020
Nota tradicional: 500
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O analfabetismo funcional no Brasil tem diversas implicações na sociedade ao longo de sua história (Essa ideia precisa ser mais desenvolvida). Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnab) o analfabetismo caiu de 11,5% para 8,7%. Entretanto, na região norte e nordeste são onde (Reveja a seleção lexical) tem maior foco de analfabetos entre 15 a 19 anos. Nesse sentido, é necessário, (Sem vírgula) que haja um debate social acerca das causas do problema em questão e suas consequências. (Contextualize mais o tema)

Em primeiro lugar, é revelante ressaltar que nos dias de hoje grande parte é analfabeto, mesmo com ensino médio e superior (Reveja essa afirmação). Tais fatos apontam para falhas no sistema e com isso o indivíduo acaba desistindo (Evite o gerundismo) de estudar para não sofrer humilhação (Argumento baseado no achismo). Somando (Evite o gerundismo) a isso, muitos acham que quem tem condições inferior é analfabeto pelo motivo de não ter estudos em dias. (Abordagem superficial do tema proposto)

Em decorrência disso, mostra que o nosso sistema educacional é fraco, que não somos ensinados corretamente (Recorte superficial do tema). Assim, mostramos que devemos melhorar o ensino. Nessa direção, é fundamental que o Estado atue no sentido de amenizar o problema na educação e seus encadeamentos.

Portanto cabe ao poder público incentivar todos a terem estudos completos e ter palestras sobre esse assunto (Vírgula) e principalmente não deixar de lado a leitura. Somando (Evite o gerundismo), assim, o Brasil estará no caminho de se transformar em um país mais inteligente (Reveja essa discussão)Apresente os elementos da proposta de intervenção (agente, meio, objetivo e beneficiário) de modo detalhado. 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 500 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos