Analfabetismo funcional no século 21

Tema: Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/03/2020
Nota tradicional: 650
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Uma vez Nelson Mandela, ex presidente da África do Sul, disse: ”A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. Através da alfabetização somos  (Evite ideia de primeira pessoa) capazes de apresentar melhores condições de procurar informações, e assim expor opiniões e críticas. Porém, pessoas que sabem ler e escrever (Vírgula) mas não conseguem interpretar um texto (também chamados de Analfabetos funcionais) acabam não conseguindo formular isto. (Desenvolva mais as discussões iniciais sobre o tema proposto)

A persistência do analfabetismo funcional no Brasil é consequência de um ensino básico precário (Essa discussão precisa ser mais desenvolvida). Segundo o Ministério da Educação (Apresente a sigla), apenas 5% do PIB (Desenvolva a sigla) nacional é destinado aos ensinos. Além disso, a evasão escolar (Apresente o que causa a evasão escolar), (Sem vírgula) dificulta o aumento da alfabetização completa, sendo que segundo uma pesquisa realizada pelo IBGE (Desenvolva a sigla), somente 20% da população sabem sabe fazer uma interpretação e efetuar cálculos matemáticos mais complexos. (As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais articuladas)

Portanto, é necessário um maior investimento do Ministério da Educação em ensinos básicos, além de idealizar propostas (Quais?) de intervenção que incentive crianças (De que maneira?), jovens e até mesmo adultos à focar  (Melhore a construção de sentido) nos estudos (Vírgula) e principalmente na leitura, sendo necessário também apoio familiar e escolar. (Proposta superficial. Detalhe mais sobre os meios e o objetivo da proposta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 650 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos