A carência de uma educação eficaz

Tema: Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/03/2020
Nota tradicional: 650
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Promulgada pela ONU (Desenvolva a sigla), em 1948, à a declaração universal dos direitos humanos garante a todos os indivíduos o direito à educação. Conquanto, o analfabetismo funcional mostra que, (Sem vírgula) nem todos desfrutam desse direito universal na prática. Diante da problemática, esses desafios (Os desafios precisam ser especificados) devem ser superados para que uma sociedade integrada seja alcançada. (Apresente a tese)

A educação é o fator principal do desenvolvimento de um país (Construção clichê). Hodiernamente (Clichê), ocupando  (Evite o gerundismo) a nona posição na economia mundial, seria racional acreditar que o país possui um sistema de ensino eficiente. Contudo, a realidade é justamente o oposto, o que é claramente refletido no índice de analfabetismo funcional do país. Segundo o IBGE (Instituto brasileiro de geografia e estatística) o Brasil possui pelo menos 11,3 milhões de pessoas com mais de 15 anos analfabetas. Diante dos fatos apresentados, torna-se clara a necessidade de combater esses dados (Vírgula) a fim de promover um ensino mais eficaz à população. (Delimite as discussões para melhorar o desenvolvimento das discussões apresentadas)

Faz-se mister (Clichê), ainda, salientar o desinteresse juvenil pelo ensino, acompanhado da falta de incentivo por parte da comunidade adulta como impulsionadora do problema (Abordagem superficial). De acordo com o filósofo Paulo Freire "se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda" (Problemas para desenvolver a discussão). Diante de tal contexto, é preciso que os jovens sejam conscientizados sobre a importância do ensino. (As discussões precisam ser mais articuladas, tendo em vista que a abordagem do tema proposto está superficial)

Infere-se, portanto, (Redundância) que ainda há entraves para garantir a solidificação de política que visem a construção de um mundo melhor. Dessa maneira é necessário que o MEC (ministério da educação) promova, por meio de verbas governamentais, campanhas destinadas à alfabetização de jovens e adultos que, por algum motivo,  (Evite esse tipo de construção) não frequentaram a escola e, também, palestras destinadas à combater o analfabetismo funcional para pais e filhos (Reveja se essa proposta melhorará efetivamente o problema). Assim, o Brasil poderia  (Reveja) combater o problema e garantir a população seu direito universal. (Relembre que a proposta de intervenção precisa ser mais detalhada) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 650 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos