A realidade pode ser outra.

Tema: Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 05/03/2020
Nota tradicional: 400
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Sabemos  (Evite ideia de primeira pessoa) que o analfabetismo não vem de hoje. Claro,  (Evite esse tipo de construção) tivemos uma época que as pessoas de sítios e roças não tinham condições de se manterem em uma escola devido ao trabalho (Reestruture essa discussão). Alguns adolescentes e jovens acreditam que, (Sem vírgula) deixar a escola de forma drástica lhe trará algum benefício no futuro. (Abordagem superficial do tema proposto. Reelabore e apresente a tese)

Também sabemos  (Evite ideia de primeira pessoa) que são mais de 15 milhões de jovens e adultos que não sabem ler ou escrever. Mas será que é realmente culpa deles? Ou é um tipo de falta do incentivo familiar? (Não compreende a estrutua do texto)

Será que devemos acreditar no que realmente algumas pesquisas nos afirmam? (Reformule essa ideia) Pois a realidade pode ser outra, pessoas analfabetas não são apenas pela falta de motivação, mas pela falta de interesse em querer aprender o que os professores passam. Milhares de escolas espalhadas por aí com alguns alunos que simplesmente querem o vandalismo, a bagunça, colar chiclete na mesa do amiguinho. (Reelabore e desenvolva a discussão de acordo com a estrutura do texto)

O analfabetismo não é para todos, e os que tem a chance de aproveitar, poderia fazer isso e ainda levar o devido conhecimento para seus avós ou pais que não tiveram a oportunidade de aprender. (Reveja a discussão apresentada, pois ela não se enquadra no tema proposto. Apresente a proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 400 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos