A luta pela educação prevalece

Tema: Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 05/03/2020
Nota tradicional: 500
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Analfabetismo funcional é um dos assuntos que mais foram discutidos na geração atual (Abordagem superficial). Além de tratar da dificuldade e incapacidade de indivíduos interpretar textos e realizar exercícios básicos propostos durante a escolarização, ele  (Reveja a retomada de ideia mencionada) abrange pessoas formadas e não alfabetizadas. Não obstante a redução das estatísticas, (Sem vírgula) é preocupante o índice da sociedade que compartilha essa condição. (Problemas na progressão de sentido. Reelabore as discussões e apresente a tese)

Em princípio, é importante esclarecer que para os brasileiros alcançarem a oportunidade de estudar foi uma luta e continua até nos dias atuais (Melhore a construção de sentido). Embora, (Sem vírgula) o Estado ao longo dos anos tem se tenha se dedicado na criação de novos métodos de ensino e projetos para que todos tenham acesso a  à educação básica e superior - tais como investimentos em politica  política de transportes, materiais, alimentação ,vestibulares e bolsas de estudos- novas medidas devem serem  ser tomadas para que a taxa de analfabetos diminuam e vidas sejam transformadas. (Abordagem superficial do tema proposto. Reelabore as discussões)

Segundo a PNAD( Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio), de 2004 a 2012 houve uma redução de 2,8 da porcentagem de jovens e adultos analfabetos, tendo o reajuste de 11,5% para 8,7%. Isso significa que aproximadamente 17.400.000,00(dezessete milhões e quatrocentos mil) pessoas ainda necessitam serem  ser alcançadas pela educação, vemos  (Evite ideia de primeira pessoa) o resultado no nosso  (Evite ideia de primeira pessoa) cotidiano de como a sociedade tem sofrido devido a sua falta,  (Evite uma argumentação clichê) a baixa escolaridade impede novas oportunidades de emprego, dificuldade na comunicação e consequentemente rouba os sonhos que não puderam nem serem escritos no papel. (Evite períodos longos. Problemas na construção de sentido)

Cabe a nós continuarmos  (Evite construções com primeira pessoa) lutando para a alfabetização de todos e os motivando a almeja-lá.E ao Governo investir nos projetos já criados (Desenvolvimento limitado) e reforçar com novas oportunidades para aqueles que não são beneficiados com as já existentes (Vírgula) ou muitas vezes nem são informados sobre as mesmas (Use quando houver ideia de igualdade). Políticas de propaganda devem serem  ser aplicadas para melhor proveito dos direitos e chances de se alfabetizar! (Reelabore e apresente a proposta de intervenção mais desenvolvida)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 500 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos