Democratização da educação é a solução

Tema: Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 05/03/2020
Nota tradicional: 550
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A criação de escolas e faculdades no Brasil foi tardia. Os filhos de nobres e senhores de engenho eram mandados para Europa, afim  a fim de adquirir uma boa formação. Com o passar dos anos, a educação começou a ganhar palco. É fato que as condições de ensino melhoraram, mas é necessário muito investimento e esforço para que este atinja todas as camadas da população. (As discussões apresentadas precisam estar mais articuladas)

Analfabetismo funcional ocorre quando o indivíduo (Vírgula) apesar de conseguir fazer a decodificação das palavras, é incapaz de decifrar o sentido nelas contido. Essa falha ocorre muitas vezes devido à negligência em relação ao ensino de interpretação de texto. Muitas escolas, às vezes por falta de tempo ou investimento e incentivo por parte do governo (Vírgula) não tem  têm o material necessário para que se tenham aulas que ensinem a decodificar, interpretar e compreender aquilo que um texto traz. (Abordagem superficial do tema proposto. Reveja pronomes relativos para evitar o queísmo)

A relação texto, leitor e autor é muito mais do que uma sequência de códigos e símbolos. Nela é englobada fatores externos (Vírgula) como suporte do texto (Vírgula) e fatores internos (Vírgula) como a intencionalidade daquele autor. As confusões por falta de entendimento podem levar a problemas em provas, como a perca  perda de notas, como podem levar a brigas, desentendimentos e duplas interpretações quando veiculadas na fala do cotidiano. (Reelabore as discussões. Reveja como essas ideias apresentadas se relacionam com o tema proposto)

Para ingressar no ensino superior, (Melhore a construção de sentido) uma das formas mais usadas no Brasil é a prova do ENEM (Desenvolva a sigla), que exige de seus participantes não apenas habilidade nas matérias, mas sim interpretar além do que está explícito em seus textos. É necessário que o indivíduo tenha capacidade de entender o implícito e aplicar ali seus conhecimentos sobre determinada disciplina. (Não compreende a estrutura do texto)

O problema do analfabetismo funcional persiste pela falta de democratização da educação (Essa ideia precisa ser mais desenvolvida ao longo do desenvolvimento). Escolas com falta de verbas, de estrutura e de até mesmo profissionais não conseguem construir alunos com uma boa formação.Os estudantes e os profissionais da área de educação tem  têm dever de lutar por seus direitos, indo às ruas, fazendo greves e exigindo melhorias. O ambiente escolar deve ser valorizado para que todas as camadas da população tenham acesso ao ensino de qualidade. (Reestruture a proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 550 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos