Analfabetismo funcional: um problema

Tema: Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 05/03/2020
Nota tradicional: 300
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Analfabetismo funcional é aquele que apesar da pessoa saber ler e escrever,  (Melhore a construção de sentido) não sabe interpretar texto e não tem visão critica crítica. Isso atinge uma grande parcela das pessoas, sendo um problema recorrente. (Reestruture as discussões apresentadas, pois a abordagem está superficial. Apresente a tese)

O analfabetismo funcional vai além do grau de instrução mesmo tendo curso superior se ver essa deficiência e com advento das redes sociais e várias informações, muitas fake news, notícias falsas que circulam na internet, só piorou, pois pra essas pessoas, a dificuldades de discernir as notícias falsas das verdadeiras é ainda maior, correndo o risco de dissemir as fakes news. (Reelabore esse tipo de construção. Abordagem superficial do tema proposto)

Concluem-se Conclue-se que (Problemas na construção de sentido) preciso mais investimento na educação, a forma de educar tem que ser modificada, nas salas de aula tem têm que haver mais debate, entendimento de texto, que busque a visão critica dos alunos sobre diversos temas, para isso deveria  (Observe a conjugação) existir na grade escolar disciplina que desenvolvesse essa visão, além da forma de educar não somente dos professores, mas também dos pais país(Reelabore as discussões e apresente a proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 2 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 300 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos