A importância da motivação

Tema: Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 04/03/2020
Nota tradicional: 270
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Um analfabeto funcional é uma pessoa incapaz de fazer interpretações textuais e resolver cálculos matemáticos, isso ocorre por falta de motivação aos estudantes, por falta se um ensino qualitativo e pode ser o resultado de uma gravidez precoce, porque a adolescente que engravida tem que cuidar do seu filho, portanto, ela abre mão dos seus estudos. (Problemas na progressão de ideias. Reelabore as discussões iniciais e apresente a tese)

De acordo com o INAF (Indicador de Analfabetismo Funcional) mais de 30% da população é um analfabeto funcional (Reelabore essa ideia) (pessoas com 15 a 64 anos), no  na qual,  (Sem vírgula) a maioria desiste de estudar por se achar incapaz de aprender ou por ter sido reprovado anteriormente, mas tem  têm casos que a escola que  (Evite queísmo) não oferece um ensino de qualidade, (Sem vírgula) por causa do governo que não ajuda com a cota e pela profissão dos professores estar sendo menos concorrida ultimamente. (Delimite as discussões que serão desenvolvidas, tendo em vista que a abordagem está superficial, além de apresentar problemas na construção de sentido)

No Brasil, há uma estimativa de 66% de adolescentes grávidas (de 15 a 19 anos), entretanto, (Sem vírgula) esse pode ser um dos motivos de ainda existir pessoas analfabetas funcionais (Como assim? Reelabore essa discussão)(Não compreende a estrutura do texto)

Enfim, se houvesse um órgão governamental para influenciar esses grupos de pessoas a estudarem talvez o índice de pessoas analfabetas funcionais diminuiria e se o governo desse mais importância a educação (cumprindo com as cotas escolares) existiria menos pessoas passando por essa situação. (Reelabore e apresente a proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Competência 5 20 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
Nota final 270 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos