ANALFABETIMOS FUNCIONAL NO BRASIL

Tema: Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 04/03/2020
Nota tradicional: 400
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

" (Sem aspas) Em sua música "Estudo Errado ",Gabriel (Vírgula) o pensador, crítica um ensino obsoleto e ineficaz, em que o aluno frequenta a escola, mas não adquire nenhum Aprendizado" (Sem aspas).Como diz na música, o Brasil sofre muito com as consequências da baixa qualificação das escolas. (Frases fragmentadas) E COM com o analfabetismo funcional. A falta de motivação dos professores e à a evasão Evasão escolar tornam-se desafios de máxima urgência no país " (Sem aspas)(As discussões inciais e a tese precisam ser desenvolvidas com mais clareza. Reformule)

A evasão escolar é algo seríssimo, (Sem vírgula) que jovens de 12 à  a 16 deixam a escola por gravidez precoce (Reestruture essa discussão para que seja adequada de maneira mais clara ao tema proposto). Os meninos também acabam saindo, (Sem vírgula) para procurar , (Sem vírgula) trabalho para sustentar os filhos! (Evite esse tipo de construção. Reformule essa ideia) Isso acaba designando pessoas sem nenhuma qualificação profissional (Argumento baseado no achismo), levando essas pessoas ao desemprego por não se encaixarem no padrão , (Sem vírgula) para serem empregados (Reformule essa discussão). Muitos acabam saindo tão cedo das escolas que acabam se tornando analfabeto absoluto (Vírgula) tendo dificuldades no dia a dia (Reformule essa discussão). Analfabeto absoluto são pessoas que nunca teve ac- esso a educação (Melhore a construção de sentido), não sabe ler, escrever e nem fazer conta básica (Evite uma abordagem expositiva). Um filme que retra  retrata muito oque o que, (Sem vírgula) estamos passando é "Sociedade dos poetas morto " que retrata um professor que incentiva os alunos para estudo e para vida, dando aos alunos o desejo de mais conhecimento, mais  mas na vida real nem sempre é assim, vemos que as coisas estão ao contrário(Não compreende a estrutura do texto. Reestruture as discussões, pois estão abordadas de modo limitado)

(Reveja elementos coesivos) O meio mais adequado para solucionar esse problema seria por meio  do Ministério da Educação, e munincipais e Estudos de Educação (Problemas na construção de sentido), deve promover mais ações e projetos de incentivo À à leitura por meio de novas bibliotecas públicas e ações junto as comunidades de história (Problemas na construção de sentido). (Frases fragmentadas) Superando (Evite o gerundismo) as dificuldades. (Erro equivocado da pontuação) com a escrita, esse é caminho para mudarmos o mundo. (A proposta de intervenção precisa ser reestruturada e desenvolvida com mais clareza)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 400 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos