a mente preguiçosa

Tema: Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 03/03/2020
Nota tradicional: 300
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A tecnologia trouxe coisas inovadoras para a vida dos brasileiros (Vírgula) porém trouxe também problemas novos (Vírgula) um deles sendo o analfabetismo funcional, a incapacidade de compreender e fazer interpretações dos textos apresentados. (Reveja as discussões e desenvolva as ideias de acordo com o tema proposto)

Os casos aumentaram extraordinariamente depois da chegada do Smartphone, telefone celular, e sua fácil acessibilidade que faz com os portadores do mesmo não tenha que trabalhar a mente, assim esforçando se para compreender o mundo ao seu redor ,trazendo conforto para o cérebro. (Reelabore essa discussão) Essa facilidade atrapalha o desenvolvimento mental e social das pessoas que utilizam o aparelho, causando problemas como: antissociabilidade, ansiedade, depressão e analfabetismo funcional que é muito comum em salas de aula no seculo 21 por causa do fácil acesso dado aos alunos,nos séculos anteriores pré-chegada da tecnologia (Vírgula) os alunos haveriam de (Reelabore) procurar interpretar o livro, ou o texto que foi lhe dado, fazer uma tese e entregá-la ao responsável por seus estudo, assim exercitando o cérebro trazendo mais facilidade ao dia-a-dia sem prejudicar a saúde. (Não compreende o tema proposto. Reelabore as discussões apresentadas)

Para ajudar a diminuir o diagnóstico da deficiência (Como assim?) o Ministério da Educação (Apresente a sigla) deve utilizar ações de propaganda e marketing, para divulgar a porcentagem e assim dar motivação aos novos alunos e às pessoas, seguido por locais públicos de leitura e eventos onde todos possam compartilhar suas opiniões e ideias sobre o que leram. Pois a única coisa que nos difere dos animais é a racionalidade.Perdendo ela, o que nos sobra? (Reelabore e apresente a proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
Nota final 300 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos