Analfabetismo funcional

Tema: Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 03/03/2020
Nota tradicional: 400
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É incontrovertível que o analfabetismo funcional é a realidade de muitos brasileiros. Logo, o constante crescimento destes casos estão tornando-se alarmante. Desse modo, deve-se tomar providências, (Sem vírgula) antes que este problema se agrave. (As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais articuladas)

Bem como, são considerados analfabetos funcionais, sujeitos que sabem ler e examinar números, entretando, não conseguem interpretar e solucionar interrogações matemáticas mais complexas (Problemas na construção de sentido. Reestruture essa ideia). Ademas, segundo pesquisa feita pelo Instituto Pró-Livro, 50% dos entrevistados declararam não ler livros por não conseguiram compreender seu conteúdo, mesmo sendo tecnicamente alfabetizados. (Delimite e desenvolva as discussões de acordo com o tema proposto)

Além disso, o conhecimento é uma ferramenta fundamental para que o individuo  indivíduo possa questionar o corpo social em que se encontra. Desse modo, a falta de uma educação básica é um meio utilizado pelo Estado, cujo o objetivo principal é à desqualificação dos indivíduos para trabalhos bem remunerados (Reformule essa discussão). Logo, tornando-se mão de obra barata e abundante. (Reelabore as discussões apresentadas. Delimite as ideias)

Diante disso, é de suma importância, (Sem vírgula) que o governo brasileiro proporcione aos cidadãos mais pobres à possibilidade de uma educação básica de qualidade (Proposta superficial. Reformule). Outrossim, o Ministério da Educação (Apresente a sigla) deve investir na criação de workshops para professores, onde (Reveja pronomes relativos)(Sem vírgula) terão aprimoramento em seus mecanismos de ensino, para melhor combater o analfabetismo funcional. (Reestruture as discussões e apresente a proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 400 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos