Problema evidente

Tema: Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 03/03/2020
Nota tradicional: 400
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Analfabetismo funcional hoje no Brasil é um problema comum, pois afeta o aluno e a educação por falta de conhecimentos, interesse e desenvolvimentos de atividades. (Não compreende a estrutura do texto. Reelabore as discussões iniciais. Formule a tese)

Certamente, (Reveja elementos coesivos) o índice de analfabetismo vem aumentado cada vez mais em todo o país, pois envolvi  envolve a capacidade de ler e escrever, mas não a de interpretar (Reelabore a construção dessa ideia). As principais causas inclui  inclue a falta de motivações e também o acompanhamento dos pais em relação as crianças e jovens nos estudos, falta de estrutura das escolas, laboratórios e bibliotecas atualizadas (Vírgula)  e profissionais formados nas áreas correspondentes na educação (Vírgula) e também novas disciplinas (Vírgula) tais como dança e teatro. (Reveja elementos coesivos para melhorar a construção de sentido)

Além disso, a falta de transportes devido as unidades escolares ser  serem de em difícil acesso (Melhore a construção de sentido), citando também o avanço tecnológico que afeta o desempenho escolar (Como assim?), pessoas sabem ler mas possui erro ortográfico e o novo método de redes sociais e aplicativos que usam para gravar áudios e vídeos para facilitar a escrita, deixando o habito de ler e escrever de lado. Tendo como consequência oportunidades de empregos, serviços pesados e principalmente o preconceito. (Reelabore as discussões. A abordagem do tema está superficial)

Desta forma, a importância de ler jornais, revistas, livros e ter acesso a informações fundamentais de conteúdos mais complexos para treinar a interpretação,  (Melhore a construção de sentido) estudar em grupo para colocar em prática diferentes opiniões e técnicas de interpretação textual, atenção, aumento a (Problemas na construção de sentido) frequência da leitura e escrita, interesse do aluno em sala e a construção de mais escolas adequadas para o bom aprendizado dos alunos. (Reelabore e apresente a proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 400 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos