Uma dura realidade

Tema: Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 03/03/2020
Nota tradicional: 370
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Existe hoje no Brasil uma grande e brutal desigualdade social e econômica, (Sem vírgula) motivada por diversos fatores, (Sem vírgula) que afetam as castas menos favorecidas, e, por tanto portanto, com menos acesso à informação, inclusão digital, acesso a conteúdo educativo, cultural e profissionalizante. (Evite períodos longos, pois isso prejudica a contrução de sentido. Reelabore as discussões iniciais e formule a tese)

A educação é fundamental para um bom desenvolvimento de adultos proativos e com pensamento analítico-questionador, (Reformule essa ideia) restando a uma determinada parcela da sociedade, (Sem vírgula) tais acessos a estas fontes de ensino e de cultura (Essa construção está confusa. Reelabore), que muitas das vezes não é bem aproveitado, a exemplo de escolas particulares (Vírgula) ou mesmo públicas, onde mesmo o aluno não tendo um bom rendimento e aproveitamento das aulas, logra uma aprovação no fim do período letivo, para que a instituição cumpra metas e estatísticas de aprovação. O que é prejudicial para estes indivíduos, num futuro acadêmico, por exemplo. (Abordagem superficial do tema proposto. Reestruture as discussões apresentadas)

Com este cenário, formam-se analfabetos funcionais, (Sem vírgula) que possuem diplomas e certificados, mas não por mérito e esforço pessoal, mas sim por conta do mecanismo educacional atualmente em exercício em nosso  (Evite ideia de primeira pessoa) país. 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 20 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
Nota final 370 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos