´Massa de manobra`

Tema: Analfabetismo funcional no Brasil: por que esse problema ainda persiste?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 02/03/2020
Nota tradicional: 320
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Diminui a cada ano o índice de analfabetos no Brasil, no mesmo ritmo em (Problemas na construção de sentido) cresce o índice de analfabetos funcionais ( pessoas com o conhecimento das letras e números, mas sem a capacidade de entender ou pensar a respeito). Tal alarmante informação (Reelabore essa construção) , (Sem vírgula) caracteriza grande parte da população como `massa de manobra` (Neste caso, usa-se aspas duplas), na qual são facilmente manipuláveis e concentradas as margens da sociedade . (As discussões precisam ser reestruturadas para melhorar a contrução de ideias)

Há os que dizem que a falta de conhecimento dos cidadãos é culpa do governo , afinal é mais fácil colocar a culpa nos outros. Revestidos de senso comum!. `A educação visa melhorar a natureza do homem o que nem sempre é aceite pelo interessado `.A culpa é da própria população , a falta de interesse dos alunos com a escola e os estudos aumentam a cada dia . Nos dias atuais , os jovens sonham em se tornar `influenciadores digitais `ou seja , não precisam estudar , muito menos serem aprovados em um vestibular!. (Não compreende a estrutura do texto)

Essa cena nos  (Evite ideia de primeira pessoa) mostra uma sociedade decadente . Buscam o caminho mais fácil ou desistem muito rápido . Estudantes que concluíram o ensino médio , mas não sabem o básico sobre o próprio país . Muitos afirmam ,dizendo serem vítimas da condição socioeconômica , mas na realidade , a maioria não tem interesse em prender , estão acomodadas em suas condições . Aceitam um salário mínimo , um emprego mais ou menos e uma vida tanto faz . (Evite esse tipo de construção. Reelabore as ideias apresentadas)

Contudo , cabe ao povo se ater aos estudos , buscar e lutar por um futuro melhor (Reelabore e desenvolva essa proposta).Existem faculdades públicas com isenções totais (Como assim?), mas a capacidade de ingressar depende dos esforços (Reformule essa discussão). A mídia como principal influenciadora (Como assim?) , (Sem vírgula) deve propagar a importância dos estudos superiores , além disso cabe aos país instruir os filhos nas escolas , acompanhando-os em todo processo estudantil , impedindo e evasão escolar . Tudo isso visando a melhoria de vida do cidadão brasileiro , crescendo em quantidade e qualidade . (Reformule a proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 20 Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 320 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos