O real problema

Tema: Gravidez precoce: um problema?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/02/2020
Nota tradicional: 350
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que a adolescência corresponde ao período de vida entre 10 e 19 anos, onde  (Reveja pronomes relativos) o corpo começa a demonstrar mudanças e o indivíduo pode começar sua vida sexual. (Reelabore e desenvolva as discussões iniciais)

Apesar da grande quantidade de informações sobre sexualidade e métodos anticoncepcionais (Reelabore essa discussão) as adolescentes continuam engravidando, o que gera implicações sociais, psíquicas e econômicas. Sociais pois abandonam os estudos, psíquicas pois muitas não possuem a condição mental de cuidar de um filho e econômicas pois têm a preparação para mais um gasto na sua vida, como disse Isaac Newton – “Toda ação tem uma reação”. (Abordagem superficial do tema proposto)

A deficiência dos serviços de saúde (Reelabore essa construção) pode ser apontada como outro fator relevante com relação a não utilização dos métodos contraceptivos, é associado principalmente ao acesso à informação e a escolaridade precária de tais adolescentes aonde também os hábitos culturais vêm a ser creditados. (Problemas na construção de sentido. Abordagem superficial do tema proposto)

Dentre os fatores apresentados também é presente a classe social, onde em regiões mais precárias tal como, norte e nordestes, a falta de acesso à informação em conjunção com o índice demográfico dessas áreas também causam grande taxa de gravidez precoce  (Reelabore essa construção) diminuindo mais ainda o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da região, tendo maior necessidade de projetos sociais para a conscientização, matérias escolares, acesso à informação e adaptação de inúmeros pontos de saúde já existentes. (Reelabore as discussões apresentadas)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 350 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos