Gravidez na adolescência

Tema: Gravidez precoce: um problema?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/02/2020
Nota tradicional: 600
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

De acordo com dados do IBGE (Desenvolva a sigla), 1 em cada 5 bebês que nascem no Brasil tem mãe com idade entre 15 e 19 anos. Devido a falta de educação sexual nas escolas, que colabora para o aumento de adolescentes grávidas, há um consequente aumento da desigualdade econômica na sociedade brasileira. Sob essa ótica, encontram-se, atualmente, meninas pobres e marginalizadas, sem nenhum amparo do Estado (Reelabore essa discussão). Sendo assim, faz-se necessária uma rápida decisão governamental para garantir, na prática, os direitos das adolescentes brasileiras.

Em primeiro lugar, é importante destacar que a falta de educação sexual nas escolas é um problema que se arrasta até os dias atuais. Segundo o filósofo Immanuel Kant, "O ser humano é aquilo que a educação faz dele" (Essa discussão precisa estar mais articulada). Por conta disso, o fato de não se trabalhar questões sexuais nas escolas é um ponto considerável que colabora decisivamente para o aumento de adolescentes grávidas. Não é novidade para ninguém  (Evite esse tipo de construção) que a educação brasileira, focada apenas em vestibulares, peca, e muito, no que se refere a formar cidadãos e moldar o caráter da nação. (Reelabore as discussões apresentadas. Abordagem superficial)

Por conseguinte, presencia-se um forte fenômeno sociocultural, uma vez que essas jovens são descartadas pela sociedade e pelo Estado, aumentando a desigualdade econômica nacional, profundamente enraizada em nosso  (Evite ideia de primeira pessoa) país. Dados divulgados pela Organização das Nações Unidas (ONU) revelam que o Brasil é o 8º país com maior índice de desigualdade social e econômica do mundo. Essa realidade está longe de ser alterada, na verdade ela é acentuada ainda mais com o aumento de adolescentes grávidas, já que, em sua maioria, elas não conseguem bons empregos e muitas nem mesmo concluem o ensino médio. (Abordagem superficial. Reestruture e articule mais as informações apresentadas)

Diante do exposto, é mister que providências sejam tomadas para reverter a situação atual. Para a redução do número de jovens grávidas e, consequentemente, atenuação das desigualdades sociais, urge que o Ministério da Educação (MEC), responsável pelo ensino em nosso país, assegure, por meio de mudanças na Base Nacional Comum Curricular (Apresente a sigla), a obrigatoriedade de se ministrar nas instituições de ensino aulas sobre educação sexual. Destarte, poder-se-á traçar os caminhos para uma sociedade que ampare seus jovens e ajude seus cidadãos a construírem, preparados e bem informados, suas famílias.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 600 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos